Diante de quase 60 mil torcedores e com um gol de Diego Tardelli, que se isolou na artilharia do Campeonato Brasileiro, com 16 gols, o Atlético-MG confirmou a boa fase e venceu o Vitória por 1 a 0 neste sábado, no Mineirão, em partida válida pela 31.ª rodada. Com o resultado positivo, o time chegou a 53 pontos, se manteve em segundo na tabela e encostou no líder Palmeiras, que tem 54. A equipe baiana continua com 44 pontos e provisoriamente na nona posição.
O gol que definiu o jogo saiu aos 28 minutos do primeiro tempo. Após roubar a bola, o lateral-direito Coelho tabelou com Tardelli e o artilheiro chutou cruzado da meia-lua, acertando o canto esquerdo do goleiro Viáfara. Com o gol, Tardelli assumiu sozinho a artilharia do torneio. Adriano, do Flamengo, e Alecsandro, do Internacional, têm 15 gols cada.
O Atlético, mesmo errando muitos passes na etapa inicial, começou a dominar a partida desde os dez minutos de jogo. Apesar de oferecer perigo em algumas jogadas isoladas, o Vitória entrou em campo mais preocupado em se defender e ofereceu pouco combate ao time mineiro.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
No final do primeiro tempo, os atleticanos por pouco não ampliaram o placar. O meia Ricardinho fez bom passe para Serginho, que recebeu a bola dentro da área do Vitória, pela direita, e chutou forte contra o arqueiro do Vitória, que fez boa defesa.
Sem conseguir o resultado esperado, os baianos abandonaram a retranca e voltaram do vestiário mais ofensivos. O técnico Vágner Mancini substituiu o atacante Roger por Leandrão e tirou o lateral-direito Nino para a entrada do atacante Neto Berola. Com as alterações, o Vitória passou a marcar mais presença na intermediária do Atlético, ameaçando a meta do goleiro Carini.
O Atlético resistiu à pressão do Vitória e voltou a atacar. A pedido da torcida, o técnico Celso Roth substituiu o atacante Rentería pelo veterano Marques, que voltou aos campos depois de quase um ano parado. Aos 29 minutos do segundo tempo, Diego Tardelli foi derrubado na área por Wellington e o árbitro Elmo Alves Resende Cunha marcou pênalti. O atacante bateu para fora e perdeu a chance de marcar o seu 17.º gol e se isolar ainda mais na artilharia.
O Vitória continuou pressionando durante todo o segundo tempo, mas não conseguiu transformar as jogadas de ataque em gols. As chances de empate terminaram aos 42 minutos, quando Leandro recebeu cartão amarelo por cometer uma falta. O jogador reclamou da marcação e recebeu o segundo amarelo e, em seguida, foi expulso, deixando o time baiano com um a menos em campo.
O próximo jogo do Atlético será na quinta-feira, contra o lanterna Fluminense, no Maracanã. Já o Vitória receberá o Corinthians, em Salvador, na quarta, no Barradão.