Embora muitas vezes imprevisível, o futebol também tem seus momentos de obviedade. Por exemplo, no jogo desta quarta-feira à noite, em Fortaleza, não houve surpresas: o Londrina sofreu sua 16ª derrota na Série B ao perder por 3 a 1 para o Ceará num estádio Presidente Vargas lotado. É mais um capítulo de uma história cujo desfecho o torcedor alviceleste já não tem muita dúvida de que será a queda para a Série C. Esta já é a 27ª rodada e o Tubarão ocupa a penúltima posição, com 20 pontos, sete atrás de Avaí e Chapecoense, os primeiros fora da zona do rebaixamento.
Sem Paulinho Moccelin, suspenso, Eduardo Souza optou por deixar a rigor apenas o estreante William Barbio mais avançado e povoou o meio-campo, com Ariel, Higor Leite e Iago Dias um pouco à frente de João Paulo e Fabrício. Mas ainda assim o Londrina pouco atacou na primeira etapa, vacilou demais na defesa e foi facilmente envolvido pelo Ceará, que construiu a vitória em 45 minutos.
Como tem sido rotina, o time voltou a sofrer um gol cedo demais. Aos cinco minutos, Erick abriu o placar só escorando a bola, livre, após escanteio batido por Jean Carlos. Aos 11, o Londrina perdeu Fabrício, machucado, e Moisés entrou em seu lugar. O Londrina deu a falsa impressão de que reagiria ao ter um pênalti marcado com consulta do VAR em lance em que Chrystian Barletta chutou Marcos Pedro dentro da área. João Paulo bateu firme e empatou, aos 23 minutos, anotando o seu sexto gol no campeonato.
Leia mais:
Conselho investiga acordo com antiga empresa de segurança do Corinthians
Santos tenta, mas não consegue avançar por destaque do Coritiba
Justiça mantém bloqueio de R$ 99 mil nas contas de Ronaldo Fenômeno por dívida em sua ilha no Rio
Quais figuras da política do Flamengo renascem na vitória de Bap
Só que aos 29 minutos, novo cochilo da zaga, e o Ceará ampliou com Tiago Pagnussat cabeceando livre na área. O terceiro gol cearense, aos 39 minutos, veio com Léo Santos que pegou sobra sem marcação e fez. O Tubarão ainda teve uma grande chance de diminuir aos 48', quando Higor Leite, sozinho, chutou em cima do goleiro após belo lançamento de Marcos Pedro.
O LEC voltou do intervalo com três alterações de uma vez: Rodrigo na vaga de Ezequiel, Guilherme Lacerda em lugar de Luan Freitas e Everton no de Higor Leite. E o time conseguiu equilibrar o jogo, chegando mais ao campo do Ceará, que optou por só sair na bola, administrando a vantagem. Aos 9 minutos, Iago Dias chutou de fora da área e o goleiro espalmou para escanteio. O mesmo Iago desperdiçou a melhor chance do LEC no segundo tempo, mandando pra fora bola recebida do apagado William Barbio. Ficou nisso. A agonia continua na próxima semana, quando o Tubarão receberá o Ituano, dia 14, pela 28ª rodada.