O Leeds United reviveu uma parte de suas glórias neste domingo. Atualmente na terceira divisão do futebol inglês, a tradicional equipe surpreendeu e eliminou o Manchester United da Copa da Inglaterra ao vencer a partida disputada no Old Trafford por 1 a 0.
Com três títulos nacionais, o Leeds United caiu para a segunda divisão na temporada 2003/2004, se afundou em dívidas e se afastou da elite do futebol inglês. Neste domingo, porém, fez um jogo equilibrado com o Manchester United, que entrou em campo com uma equipe mista e era o favorito para avançar.
O gol da vitória do Leeds foi marcado aos 19 minutos do primeiro tempo por Jermaine Beckford. Em desvantagem, o Manchester United pressionou o adversário no primeiro tempo, mas teve apenas uma boa chance de gol, desperdiçada por Rooney.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
O técnico Alex Ferguson ainda promoveu as entradas de Ryan Giggs, Antonio Valência e Michael Owen no segundo tempo. As mudanças, porém, não surtiram o efeito esperado e o Manchester pouco ameaçou a meta do Leeds, sendo surpreendentemente eliminado.
Esta foi a primeira vitória do Leeds no Old Trafford desde 1981. E, com o triunfo, se tornou o primeiro clube desde o Bournemouth en 1984 a superar o Manchester United na terceira fase da Copa da Inglaterra.
A eliminação foi a mais prematura do Manchester na tradicional competição sob o comando de Alex Ferguson, que assumiu o comando da equipe, 11 vezes campeã da Copa da Inglaterra, sendo cinco com o atual treinador, em 1986.