O espanhol Rafael Nadal está classificado para as quartas de final do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, disputado em quadras rápidas, em Melbourne. Neste domingo, o número 2 do mundo avançou ao superar o sul-africano Kevin Anderson, 15º colocado no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/1 e 6/4, em 2 horas e 5 minutos.
Diante do gigante de 2,03 metros, Nadal esteve sob risco de ser batido no primeiro set, pois precisou salvar cinco break points no 11º game. O espanhol, porém, se safou e quebrou o saque de Anderson em seguida para vencer a parcial por 7/5.
Já o segundo set foi bem mais fácil. Nadal abriu 5/0 com duas quebras de saque e ganhou por 6/1. Depois, no terceiro set, o espanhol conseguiu uma quebra de saque decisiva no terceiro game e seguiu tranquilo para triunfar por 6/4, fechando o jogo em 3 sets a 0.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
Assim, Nadal se classificou pela oitava vez consecutiva para as quartas de final do Aberto da Austrália, levando em consideração que ele não atuou em Melbourne em 2013. Agora, o espanhol terá pela frente o checo Tomas Berdych. Neste domingo, o número 7 do mundo derrotou o australiano Bernard Tomic, 66º colocado no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/6 (7/3) e 6/2.
Nadal tem ampla vantagem no confronto direto com Berdych, com 18 vitórias e três derrotas, além de ter triunfado nos últimos 17 confrontos, tendo perdido pela última vez em 2006. No ano passado, o espanhol foi vice-campeão do Aberto da Austrália e o checo caiu nas semifinais - ambos foram derrotados pelo suíço Stan Wawrinka.