Não deu para o Corinthians. Mesmo com a vitória diante do Rio Claro no Pacaembu por 5 a 1, o alvinegro obteve a primeira grande decepção no ano de seu centenário ao ficar de fora das semifinais do Campeonato Paulista. O clube alcançou os 35 pontos e acabou em quinto lugar, atrás de Grêmio Prudente e São Paulo, que levaram as duas últimas vagas.
Por causa da eliminação, o Corinthians deixará de arrecadar cerca de R$ 5 milhões, valor que pode fazer diferença nos cofres do clube. O alvinegro paulista é o atual campeão do Paulistão e agora terá de concentrar as forças na disputa da Copa Libertadores - está praticamente assegurado nas oitavas de final da competição sul-americana.
O saldo para o Corinthians foi ainda mais negativo nesta quarta-feira. O meia Tcheco torceu o tornozelo esquerdo em disputa de bola com Robinho no primeiro tempo e teve de deixar o campo de maca. O jogador fará exames para confirmar a gravidade da lesão - os médicos suspeitam de rompimento nos ligamentos.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Apesar da goleada, o Corinthians voltou a cometer falhas no setor defensivo e levou o gol do Rio Claro logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Em cruzamento, Danilo Avelar cabeceou para o gol e o goleiro Rafael Santos falhou ao não conseguir segurar. Luciano aproveitou o rebote e mandou para o fundo das redes.
Ronaldo e Dentinho tiveram boas oportunidades, mas abusaram do individualismo e não trocaram passes um para o outro, o que facilitou a vida dos zagueiros do time do interior. "Isso foi verdade", analisou o técnico Mano Menezes. "Faltou passar um pouco mais a bola, jogar o coletivo."
Mesmo assim, o Corinthians conseguiu o empate ainda na primeira etapa. Aos 31 minutos, Ronaldo aproveitou cruzamento da esquerda e dentro da área mandou de primeira para o fundo dos gols.
Mano cobrou maior postura coletiva no segundo tempo. O Corinthians voltou mais motivado e conquistou a vitória com facilidade. Aos 3 minutos, Elias carregou até a entrada da área e foi travado. Dentinho pegou o passe e bateu no canto esquerdo de Sidney para estabelecer a virada.
Quatro minutos depois, o Corinthians voltou a balançar as redes. Desta vez, Ronaldo tabelou com Dentinho e deixou Iarley na cara do gol. O atacante recebeu e não desperdiçou a oportunidade.
O gol mais bonito da noite foi marcado aos 22 minutos da etapa final. Roberto Carlos recebeu de Danilo, entrou na área e soltou uma bomba, cruzado - a bola entrou na gaveta de Sidney.
Rebaixado, o Rio Claro ficou desmotivado e ainda sofreu o quinto gol. Aos 32 minutos, Dentinho recebeu lançamento de Roberto Carlos, entrou na área e chutou no canto direito do goleiro.
Com a vitória por 5 a 1 garantida, o Corinthians passou o restante do segundo tempo na torcida contra os adversários. Contudo, os resultados não ajudaram e o clube acabou eliminado. "Pelo menos terminamos de cabeça erguida", afirmou o zagueiro William. "Agora é se concentrar na Libertadores."