A apertada vitória por 2 a 1 sobre o São Caetano, na terça-feira, evidenciou o quão importante Valdivia é para o Palmeiras. Sem o chileno, a equipe enfrentou enormes dificuldades para criar as jogadas diante de um adversário fraquíssimo e só marcou dois gols graças a um belo lance individual de Alan Kardec e uma bola aérea lançada para a área e aproveitada por Henrique.
Seu substituto, Mendieta, não deu conta do recado. Após uma Copa Libertadores de destaque no primeiro semestre, o ex-jogador do Libertad chegou ao Palestra Itália em junho e disputou seis jogos, sendo dois como titular - contra Icasa e São Caetano -, mas ainda não convenceu.
Poupado, Valdivia volta à equipe contra o Paraná, sábado, às 16h20, no Pacaembu, mas a preocupação do técnico Gilson Kleina é porque o meia é desfalque certo diante do Joinville, dia 13. Ele foi convocado pela seleção chilena para o amistoso com o Iraque, no dia 14, na Dinamarca, e é muito provável que também não atue dia 17 contra o Paysandu.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
Após atuar seis jogos consecutivos e ser decisivo em vários deles, Valdivia se tornou peça fundamental no esquema de Kleina. O meia está sendo submetido a uma carga diferenciada para que o desgaste físico não provoque nova lesão muscular. O desafio da equipe agora é conseguir jogar bem sem seu principal armador.
"O Valdivia é um jogador diferenciado, que a qualquer momento deixa um companheiro na cara do gol. Sabemos que não é todo jogo que ele vai participar, mas a gente está se fortalecendo para que consiga fazer bons jogos sem ele também", disse o zagueiro e capitão Henrique.
Outro desfalque para os jogos contra Joinville e Paysandu é o volante Eguren. O uruguaio foi convocado para o amistoso contra o Japão, que será disputado no dia 14 de agosto, em Sendai.
O Palmeiras é líder da Série B do Campeonato Brasileiro com 31 pontos, dois a mais do que a segunda colocada Chapecoense, que tem um jogo a menos. A distância para o quinto colocado, o Figueirense, é de nove pontos.