O brasileiro Kelvin, que entrou no segundo tempo, tem tudo para entrar na História do Porto. O jovem criado no Paraná, fez o gol que pode garantir o tricampeonato para o Dragão, aos 46 minutos do segundo tempo. O clube do norte recebeu o Benfica neste sábado, que precisava ganhar para ser campeão dentro do Estádio do Dragão, e levava o empate, que pelo menos deixava o Encarnado com a mão no título. Mas o brazuca de 19 anos garantiu a virada por 2 a 1.
O garoto já tinha sido fundamental na vitória contra o Braga, quando entrou no segundo tempo e fez dois gols. Agora, o Porto tem 75 pontos, um a mais que o rival. Na última rodada, o Dragão visita o Paços de Ferreira, enquanto o Benfica recebe o quase rebaixado Moreirense.
No primeiro tempo, o Benfica tentou fazer o seu jogo. Jorge Jesus entrou com um time diferente do que costuma, quando leva o 4-4-2 a campo com Lima e Cardozo na frente. Tirou o paraguaio e colocou o 4-2-3-1, com Ola John em campo. Ele e Salvio tentavam jogadas velozes pelas pontas.
Leia mais:
Farei dez vezes se for preciso, eles não estão preparados, diz Vinicius Junior
Confira ranking completo de jogadores da Bola de Ouro 2024
Bola de Ouro frustra Vinicius Junior, e Rodri é eleito melhor jogador do mundo
Gabi Portilho, do Corinthians, figura entre as 20 melhores do mundo
O Porto não teve nenhuma surpresa, Vítor Pereira escalou seu time mais comum durante a temporada. E o jogo do Dragão era exatamente o que esteve em campo durante o ano. Manteve a posse de bola, tentava lançamentos para Jackson Martínez, jogadas abertas com James e Danilo pela direita, e Varela com Alex Sandro pela esquerda, com muito apoio de Lucho e Moutinho no meio.
Acabou que as jogadas do Porto, apesar de surgirem, não entravam muito na área. O Dragão tomava mais a iniciativa, mas foi o Benfica que abriu o placar, e em uma jogada esquisita, mas que funcionou. Lateral cobrado pelo lado direito, Fernando brigou com Luisão, sobrou para Garay, que chutou de qualquer jeito, e sobrou limpinha para Lima completar. O artilheiro do Encarnado,em posição legal, não desperdiçou.
Pouco depois, o Porto teve que apertar, e o gol saiu em uma falha do goleiro Artur. Varela insistiu muito pela esquerda, recebeu na área de Alex Sandro, cruzou, a bola desviou em Maxi Pereira, e enganou o brasileiro, que tinha tempo de se recuperar.
Na volta para o segundo tempo, o Porto tentou aplicar uma pressão em cima do Benfica, atacando de todos os lados, mas nada de sair algum gol. O Encarnado mantinha sua estratégia de esperar o adversário. Jorge Jesus chegou até a assumir a retranca ao tirar Gaitán para colocar Roderick.
O Porto fez muita pressão até o fim, até Liedson entrou, mas nada deu certo. James chegou a ter chance clara, que nasceu de jogada irregular, mas o colombiano chutou para fora.
Até que brilhou a estrela de Vítor Pereira, e muito mais a de Kelvin. O brasileiro recebeu de Liedson e bateu cruzado. Um golaço do jogador de 19 anos, que pode valer o título.
Confira a 29ª rodada do Campeonato Português
Sábado
Académica 1x1 Paços de Ferreira
Braga 1x3 Nacional
Estoril 2x1 Beira-Mar
Marítimo 1x0 Vitória de Guimarães
Moreirense 2x1 Vitória de Setúbal
Rio Ave 2x1 Gil Vicente
Sporting 1x0 Olhanense
Porto 2x1 Benfica