A Portuguesa venceu o Grêmio por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 17.ª rodada, e passou a ter 21 pontos no Campeonato Brasileiro, agora bem mais distante da zona de rebaixamento. Já o clube tricolor estacionou nos 31 pontos, perdeu a chance de encostar nos primeiros colocados e pode até perder a quarta posição para o rival Internacional, que tem um ponto a menos e joga nesta quinta. Esta foi a primeira vitória da equipe paulista em 17 jogos na capital gaúcha.
O plano da Portuguesa, de marcar a saída de bola do Grêmio, tirar os espaços do adversário com marcação eficiente e explorar os contra-ataques começou a dar certo ainda no primeiro tempo. O time de Geninho controlou bem as investidas do rival tricolor, que só conseguiu algumas conclusões pouco perigosas, e foi mortal na única vez que chegou ao ataque. Aos 26 minutos, após cruzamento da direita, o goleiro Marcelo Grohe rebateu a bola e Ananias abriu o placar.
A previsão de que o Grêmio pressionaria na segunda etapa não se confirmou. A Portuguesa teve calma para manter o jogo sob controle. O time gaúcho, sem os recursos do passe curto e rápido, da infiltração e do drible, se viu forçado a lançar bolas na área, facilitando o trabalho da defesa adversária. Aos 37 minutos, Ivan cobrou falta, o goleiro tricolor soltou a bola e Bruno Mineiro aproveitou para ampliar. O Grêmio descontou aos 42, com Kléber, que recebeu passe de Elano e chutou rasteiro para vencer Dida.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Pela 18.ª rodada, no final de semana, o Grêmio enfrenta o Figueirense, no domingo, às 16 horas, novamente em Porto Alegre. A Portuguesa joga um pouco mais tarde, às 18h30, contra o Internacional, no estádio do Canindé, em São Paulo.