Mesmo sem fazer uma grande partida, o Santos conseguiu o mais importante nesta quarta-feira, no Recife: uma vitória para se reabilitar após as derrotas para Atlético-MG e Palmeiras. Na Ilha do Retiro, o time santista superou as ausências dos lesionados George Lucas e Fabão para bater o Sport por 1 a 0 e voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, mantendo vivas as esperanças de ainda buscar uma vaga na Copa Libertadores.
O triunfo fora de casa fez o Santos ir a 39 pontos, o que deve deixar a equipe na zona intermediária da tabela ao fim da 28.ª rodada. Mesmo assim, o time ainda segue longe do G-4. Já o Sport continua seriamente ameaçado pelo rebaixamento, na vice-lanterna, com 24 pontos. Pela próxima rodada, a equipe pernambucana encara o Goiás fora de casa, na segunda-feira, feriado de Nossa Senhora de Aparecida. No mesmo dia, o Santos recebe o Vitória na Vila Belmiro.
No confronto desta quarta, os dois times precisavam da vitória, mas a equipe que menos criou acabou saindo com os três pontos. O Santos foi eficiente e se aproveitou de um erro do Sport para fazer o único gol do jogo, marcado por Felipe Azevedo. Os pernambucanos ainda pressionaram bastante para arrancar o empate, mas os santistas marcaram bem e contaram com a boa atuação do goleiro Felipe, que fez defesas importantes.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
O JOGO - Mesmo com o empate não interessando para nenhuma das equipes, apenas o Sport buscava o gol no início da partida na Ilha. Enquanto o Santos se retrancava, o time anfitrião já assustou logo aos dois minutos. Dutra cruzou da esquerda e o goleiro Felipe teve que desviar para impedir a cabeçada de Vandinho. A resposta do Santos veio quatro minutos mais tarde.
Aproveitando a pressão do Sport para sair em contra-ataque, o time santista criou boa chance com Felipe Menezes, que cabeceou com perigo. Mas era mesmo a equipe pernambucana que chegava mais perto do gol. Aos sete minutos, Luciano Henrique chutou cruzado na área e obrigou Felipe a fazer grande defesa. Na sequência, Paulinho ficou livre para marcar, mas girou e chutou para fora.
A partida então caiu de qualidade no restante da primeira metade da etapa inicial. O Santos melhorou a marcação, mas continuava sem criatividade no ataque. Já o Sport mostrava pouco para furar o bloqueio santista. O time da casa só voltou a levantar a torcida na Ilha com 30 minutos. Fininho concluiu já dentro da pequena área, mas perdeu um gol incrível ao parar em Felipe.
As oportunidades perdidas custariam caro para o Sport aos 37 minutos. O Santos, que esperava justamente por um erro da defesa adversária, teve sua chance na falha de Igor. Após o passe de Neymar para Felipe Azevedo, Igor tentou afastar e chutou em cima do meia. Felipe Azevedo então partiu livre, de frente para o gol, e tocou na saída do goleiro Magrão: 1 a 0 Santos.
Após sentir o gol sofrido e não conseguir ameaçar o Santos no restante do primeiro tempo, o Sport voltou com duas modificações para a segunda etapa. O técnico Péricles Chamusca mexeu no ataque o no meio-campo. Na frente, tirou Paulinho para a entrada de Wilson. Além disso, trocou Fininho por Adriano Pimenta. Com as alterações, o time pernambucano melhorou.
Wilson se mostrou mais objetivo que Paulinho e levou perigo logo aos três minutos. Ele chutou no ângulo e Felipe colocou para escanteio. Na sequência, o Sport seguiu pressionando, mas sem sucesso. Já o Santos, apesar de pouco fazer para ampliar a vantagem, teve a chance do segundo gol em um contragolpe, aos 11. O time santista partiu com três jogadores contra dois, mas errou o passe.
Preocupado com o rendimento pífio do ataque santista, Vanderlei Luxemburgo também decidiu mexer na sua equipe. Primeiro, tirou o apagado Neymar para a entrada de Róbson. Depois, ainda substituiu Luizinho por Rodrigo Mancha. Chamusca, por sua vez, atendeu aos pedidos da torcida e colocou o meia Fabiano em campo, no lugar de Luciano Henrique.
Apesar das alterações, o jogo continuava com o mesmo panorama. O Sport atacava, mas não conseguiu penetrar na área, abusando dos chutes de longe, todos para fora. Enquanto isso, o Santos desperdiçava a toda hora a chance de matar o jogo em um contra-ataque. No melhor deles, aos 22, Triguinho fez jogada individual, passou pela marcação, mas errou o chute.
Já no desespero, o Sport pressionou nos últimos minutos, contando até com Magrão na área. O goleiro foi para o ataque em uma cobrança de falta lateral, mas não conseguiu chegar perto da bola. Aos 48 minutos, a chance final para o empate veio com Wilson, que dominou na área e chutou forte. Para fora.
RESULTADO DESTA NOITE:
Grêmio Barueri 0 x 0 Santo André