O torcedor e sócio do Grêmio, Daniel Pereira Gomes, entrou com uma ação na 16ª Vara Cível de Porto Alegre para pedir o cancelamento do jogo entre Santos e Botafogo e a reinclusão do Grêmio na Copa do Brasil. O clube gaúcho já iniciou os contatos com o gremista para tratar da situação e a retirada do processo, com medo de retaliações.
A intenção do sócio tricolor é que a CBF não tome as medidas admnistrativas de sequência da competição, que só volta a ser disputada em outubro. Por exemplo, sorteios de chaveamentos e afins. Quer que o jogo entre paulistas e cariocas fique suspenso até que a situação se defina.
- A intenção é recolocar o Grêmio na Copa do Brasil e cancelar a partida marcada entre Santos e Botafogo. Entre outros pedidos, é o pedido do cancelamento da partida marcada. Para recolocar o Grêmio na disputa. O Grêmio foi punido pela prática no artigo 243-G. E ali fala ato discriminatório. Seria impedir alguém de entrar em algum lugar por ser negro ou ter alguma crença religiosa, por exemplo. Uma atitude impositiva do réu. E o que aconteceu na Arena foi uma injúria. Com a qualificante das palavras proferidas. Não está tipifica o evento que ocorreu no artigo - comentou Gomes ao L!Net.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
O advogado protocolou a ação nesta segunda-feira em Porto Alegre. Sentindo-se prejudicado pela exclusão do Grêmio na Copa do Brasil, decidida pelo STJD na última semana, optou pelo caminho pela Justiça Comum. Mesmo que haja pressões das entidades do futebol ao uso desta opção.
Depois de tomar conhecimento do ato do torcedor, por meio de contato do L!Net com o diretor-jurídico Thiago Brunetto, o clube contatou o torcedor solicitando a retirada da ação. O advogado, porém, afirmou que vai esperar para decidir esta situação. Segundo ele, a Justiça Comum se sobrepõe à Desportiva e qualquer tipo de ameaça ou pressão poderiam ser acionadas novamente judicialmente.
O Tricolor espera a resposta do Pleno do STJD para o pedido de efeito suspensivo protocolado junto com o recurso, que deve ser julgado na próxima semana. A intenção gremista é suspender a competição até que o caso esteja definido, com sentença sem chance de recurso.