Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e tetracampeão da Fórmula Indy, o escocês Dario Franchitti anunciou sua aposentadoria forçada nesta quinta-feira. De acordo com o piloto, os médicos o comunicaram de que ele não pode mais correr por conta das lesões sofridas num grave acidente no mês passado.
O escocês se acidentou na última volta da etapa de Houston, em 6 de outubro, quando foi atingido pelo carro do japonês Takuma Sato. O Ganassi de Franchitti foi arremessado contra o alambrado em alta velocidade. O piloto quebrou o tornozelo direito (já foi submetido a duas cirurgias), sofreu duas fraturas nas vértebras, além de uma concussão.
"Após um mês do acidente, e com base na opinião do grupo de médicos que tratou de mim, avaliou minha cabeça e as lesões na minha coluna, a opinião médica é que devo parar de correr", disse Franchitti, nesta quinta-feira. "Eles deixaram claro que os riscos envolvidos em continuar a correr são muito grandes e podem ser prejudiciais ao meu bem-estar. Com base nisso, não tenho escolha a não ser parar", explicou o agora ex-piloto, de 40 anos.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Franchitti estreou na antiga Champ Car, em 1997. Ficou na categoria (depois IndyCar) até 2007. Campeão naquela temporada, resolveu se arriscar na Nascar, principal categoria norte-americana de carros de turismo, não teve sucesso, mas a empreitada lhe fez muito bem.
Voltou à Indy em 2009 e foi tricampeão consecutivo até 2011. Foi nesse retorno que ele ganhou duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis, em 2010 e 2012 - ele também havia vencido a principal prova da temporada em 2007.
Com 31 vitórias, ele deixa a categoria como oitavo piloto que mais venceu, com 31 vitória. Também é o sexto no ranking das pole positions: 33. "Franchitti fez muito pela Chip Ganassi, e será muito decepcionante não vê-lo conosco na próxima temporada", lamentou o dono da equipe, Floyd Ganassi.