Com chances apenas matemáticas de conquistar o Mundial de Fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso já começa a fazer um balanço de seu desempenho no ano, pensando na temporada de 2014. E para o piloto da Ferrari, a disputa pelo título foi perdida ainda em julho, muito antes da arrancada de Sebastian Vettel, que venceu as últimas cinco provas e está a um quinto lugar da conquista.
"Nosso problema foi o desenvolvimento, não nos adaptamos aos pneus e não demos os passos esperados", disse. "Nós chegamos em julho para as corridas com alguns bons ajustes no papel, mas não tanto na pista. Acho que isso freou um pouco a melhora que deveríamos ter em nossa performance", completou.
Para Alonso, um fator fundamental para acabar com as chances de título foi a mudança nos pneus feita pela Pirelli após o GP da Inglaterra, ocorrido no dia 30 de junho. Na ocasião, os compostos sofreram degradação exagerada e muitos deles estouraram, o que resultou em algumas alterações. Segundo o piloto espanhol, a Ferrari, entre outras equipes, acabou prejudicada.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
"A mudança da Pirelli foi um extra. Está claro que algumas equipes perderam um pouco de desempenho, e outros ganharam um pouco, como a Sauber. Mas a Pirelli fez a mudança porque os pneus estavam explodindo", comentou. "Então não foi uma decisão para beneficiar uma ou outra equipe. Foi uma mudança para continuar o campeonato, então não há nada a fazer."
Alonso é o único que pode tirar o quarto título mundial consecutivo de Vettel, mas já admitiu que o piloto da Red Bull ficará com a conquista mais uma vez. Com quatro corridas para o fim da temporada, Vettel está com 297 pontos, 90 a mais que Alonso. Uma quinta colocação na Índia, no próximo dia 27, dará o título antecipado ao alemão.