Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Fórmula 1

Alonso vence GP da Espanha e Massa fica em terceiro

Agência Estado
12 mai 2013 às 11:32

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

O espanhol Fernando Alonso venceu neste domingo o GP da Espanha, a quinta etapa da temporada 2013 da Fórmula 1, realizada no circuito de Barcelona. Quinto colocado no grid, o piloto da Ferrari assumiu a liderança logo na primeira parte da prova ao adotar uma postura agressiva e praticamente não teve a sua vitória ameaçada.

Esta foi a segunda vitória de Alonso no campeonato - antes ele havia vencido o GP da China. Este triunfo marca a sua recuperação após enfrentar problemas no GP do Bahrein, em que terminou apenas na oitava colocação, e o aponta como um dos candidatos ao título mundial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste domingo, porém, o espanhol fez a alegria do seu torcedor em Barcelona ao superar a concorrência do finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, que terminou a prova em segundo lugar ao adotar uma estratégia diferente, realizando um pit stop a menos do que os principais concorrentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova polêmica

O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul


Assim, Alonso conquistou a 32ª vitória da sua carreira e se tornou o quarto piloto com mais triunfos na história da Fórmula 1, atrás apenas do alemão Michael Schumacher (91), do francês Alain Prost (51) e do brasileiro Ayrton Senna (41).

Publicidade


O brasileiro Felipe Massa subiu ao pódio pela primeira vez nesta temporada ao terminar o GP da Espanha na terceira colocação. O piloto da Ferrari largou em Barcelona apenas da nona posição e fez uma boa corrida de recuperação em Barcelona, com destaque para a sua primeira volta, quando superou três adversários.


O alemão Sebastian Vetttel ficou em quarto lugar na prova deste domingo, logo à frente do australiano Mark Webber, seu companheiro na Red Bull. Pole position, o alemão Nico Rosberg voltou a sofrer com a falta de ritmo de corrida da Mercedes e terminou o GP da Espanha na sexta colocação. O problema também afetou o inglês Lewis Hamilton, que largou do segundo lugar, mas concluiu a prova fora da zona de pontuação, apenas na 12ª posição.

Publicidade


O escocês Paul di Resta, da Force India, ficou em sétimo lugar, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren, pelo mexicano Sergio Pérez, também da McLaren, e do australiano Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, que completou a zona de pontuação do GP da Espanha.


Após a disputa da quinta etapa do campeonato, o Mundial de Pilotos continua sendo liderado pelo alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que terminou a prova em quarto lugar e agora soma 89 pontos. Raikkonen é o segundo com 85 e Alonso é o terceiro colocado com 72 pontos. Já Massa ocupa o quinto lugar com 45 pontos, cinco a menos do que Hamilton, que caiu para a quarta colocação com o resultado ruim da prova deste domingo. O Mundial de Construtores é liderado pela Red Bull, com 131 pontos, seguida pela Ferrari, com 117, e pela Lotus, com 111.

Publicidade


A CORRIDA - Na largada, Rosberg conseguiu sustentar a ponta, enquanto Vettel subiu para a segunda colocação e Alonso para o terceiro lugar ao ultrapassagem Hamilton. Já Massa subiu ganhou três posições na primeira volta e alcançou o sexto lugar.


Sem bom ritmo de prova, os pilotos da Mercedes sofriam no circuito de Barcelona. Rosberg ainda conseguiu sustentar a liderança antes do primeiro pit stop, enquanto Hamilton foi ultrapassado por Raikkonen e Massa, caindo para o quarto lugar.

Publicidade


O mexicano Esteban Gutiérrez, da Sauber, chegou a assumir a liderança quando os principais pilotos pararam pela primeira vez nos boxes, enquanto Rosberg não conseguiu oferecer resistência em foi ultrapassado em sequência por Alonso, Vettel, Massa e Raikkonen após o pit stop inicial. Na 14ª volta, o mexicano parou nos boxes e Alonso herdou a liderança do GP da Espanha.


Após o segundo pit stop, Massa subiu para o segundo lugar, atrás de Alonso e à frente de Vettel e Raikkonen, último dos quatro primeiros colocados a parar nos boxes. O finlandês, com ritmo forte, assumiu a terceira colocação na 33ª volta ao ultrapassar o alemão com uma bela manobra.

Publicidade


Com uma estratégia de um pit stop a menos do que seus principais adversários, Raikkonen chegou a assumir a liderança, que foi retomada por Alonso ao ultrapassá-lo na 39ª volta. Essa manobra praticamente sacramentou o triunfo do espanhol, pois ele não teve mais a sua liderança ameaçada, nem após a última série de pit stops.


Assim, após a sua quarta parada, Alonso apenas administrou a liderança para conquistar a vitória no GP da Espanha para a alegria dos seus torcedores, mostrando que possui chances de lutar pelo título deste campeonato. Ele foi seguido por Raikkonen, Massa e Vettel, que não tiveram suas posições ameaçadas na parte final da corrida em Barcelona.

Publicidade


A sexta etapa da temporada 2013 da Fórmula 1 será disputada no dia 26 de maio, quando será realizado o GP de Mônaco.


Confira o resultado final do GP da Espanha de Fórmula 1:


1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 66 voltas


2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s3


3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 26s0


4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 38s2


5º. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 47s9


6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1min08s0


7º. Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1min08s9


8º. Jenson Button (ING/McLaren) - a 1min19s5


9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 1min21s7


10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 1 volta


11º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 1 volta


12º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 1 volta


13º. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta


14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta


15º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1 volta


16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta


17º. Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta


18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 2 voltas


19º. Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas


Não completaram:


Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)


Giedo van der Garde (HOL/Caterham)

Romain Grosjean (FRA/Lotus)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade