Um acordo milionário movimentou o noticiário do basquete nesta quinta-feira. O armador do Houston Rockets na NBA, James Harden, assinou um contrato de 13 anos de duração com a Adidas, e por um valor astronômico: US$ 200 milhões (cerca de R$ 700 milhões).
Isso é o que o atleta de 25 anos receberá até completar 38, sendo US$ 15,4 milhões por temporada (R$ 53,8 milhões). Com o acordo, ele passa a ganhar quase a mesma quantia que recebe de sua equipe, atual vice-campeã da Conferência Oeste, que gira em torno de US$ 15,7 mi (R$ 54,8 milhões).
A Adidas possui um contrato vigente com a própria NBA, para patrocínio e fornecimento de material esportivo. Por 11 anos, com término na temporada 2016/2017, a fornecedora pagou por volta de US$ 400 milhões à Liga.
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De acordo com a revista Forbes, o jogador de basquete "mais caro" no que diz respeito a patrocínio, hoje, é o ala LeBron James, maior estrela da NBA. O astro recebe aproximadamente US$ 30 milhões por ano da Nike, ou seja, cerca de R$ 105 milhões. Apenas em porcentagem de venda de matérias esportivos assinados, como tênis, o atleta recebeu US$ 340 milhões (R$ 1,190 bilhões) da empresa no ano passado.
Porém, também baseado em números da Forbes, a personalidade que mais recebe em contratos de patrocínio continua sendo a lenda do basquete americano Michael Jordan. Apesar de já ter se aposentado a mais de 12 anos, o ex-atleta e hoje dono do Charlotte Hornets, possui9 um contrato de mais de US$ 100 milhões por ano com a Nike (mais de R$ 350 milhões), mas a revista estima ganhos líquidos na casa de US$ 750 mi (cerca R$ 2,625 bi por ano).
Maior que o futebol!
Os ganhos de James Harden com a Adidas por apenas uma temporada, ou seja, os R$ 53,8 milhões que o atleta receberá, superam os rendimentos de três grandes equipes brasileiras com a mesma empresa (somando valores em dinheiro e de material).
O Flamengo, por exemplo, que possue o maior contrato de fornecimento de material esportivo do futebol brasileiro, recebe cerca de R$ 38 milhões por temporada. O valor é mais de R$ 15 mi menor do que o de Harden.
O Palmeiras, segundo maior clube em termos de patrocínio com a Adidas, recebe anualmente R$ 19 milhões da marca. Valor próximo ao do contrato com o Fluminense, que gera R$ 17 milhões ao clube. Somadas, as equipes faturam R$ 36 mi por ano, ou seja, R$ 17,8 milhões a menos que o jogador americano.