O paranaense Claudiomiro Segatto, de 44 anos, mesatenista paralímpico e com vaga garantida nos Jogos do Rio-2016, é um dos dois indicados do Governo do Estado para o Revezamento da Tocha Olímpica, que passará por 22 cidades no Paraná.
"Cheguei a ficar arrepiado quando soube que sou um dos indicados. A Tocha Olímpica é o principal símbolo do maior evento esportivo do mundo. Esta pode ser a minha última Olimpíada e participar do revezamento sempre foi um sonho, um dos objetivos da minha carreira. Será um grande orgulho", comentou o paratleta, que mora e treina em Curitiba, mas é nascido em Coronel Vivida.
Segatto, bolsista da Categoria Olimpo do Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016 na última edição do programa, iniciou a carreira em 2001, após ter a perna amputada em virtude de um câncer no joelho. De lá para cá, tornou-se um dos maiores expoentes esportivos do Estado. Ele disputou cerca de 130 competições nacionais e internacionais; conquistou seis medalhas em Jogos Parapan-Americanos – cinco de ouro e uma de prata; ganhou mais de 50 medalhas em competições internacionais.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Claudiomiro foi 12 vezes campeão brasileiro e 25 vezes campeão da Copa Brasil. Participou de duas paralimpíadas (Pequim e Londres) e estará no Rio 2016. Disputou três mundiais da modalidade e três Jogos Parapan-Americanos. É líder do Ranking das Américas desde 2007. Perdeu apenas uma partida no Brasil nos últimos 10 anos.
O outro atleta indicado pelo Governo do Paraná foi o corredor Mikael Antonio de Jesus, natural de Primeiro de Maio, mas que vive e treina em Campo Mourão. Há algumas semanas, ele também recebeu a notícia que contou com a com a participação do seu técnico, Paulo César da Costa. "Não consegui me inscrever para participar do revezamento e acreditava que não teria mais possibilidade de ser selecionado. Foi uma surpresa e uma alegria quando recebi a indicação do Governo Estadual. É muito gratificante, a valorização do meu empenho em treinamentos e competições. Agora, sinto ainda mais incentivo para, um dia, estar competindo nas Olimpíadas", disse o atleta.
Mikael é uma jovem promessa do esporte paranaense. Começou a treinar no atletismo aos 10 anos, após ser convidado por um amigo. Por volta dos 13, passou a competir nos 400 metros com barreiras, prova que atualmente, aos 18 anos, é a sua especialidade.
Em sua breve carreira, o atleta obteve resultados que já o levaram longe. Em 2014, foi quarto colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, na China. É o atual recordista brasileiro e sul-americano nas categorias menores, além de ser tetracampeão sul-americano sub-18. Em julho, ele defenderá o Brasil no Mundial Sub-20 de Atletismo, na Polônia. Desde 2013, também é bolsista do TOP 2016.
Confira a lista completa dos municípios paranaenses por onde a Tocha Olímpica passará:
28/06
Londrina
29/06
Arapongas
Maringá
Campo Mourão
Cascavel
30/06
Matelândia
Medianeira
São Miguel do Iguaçu
Santa Terezinha de Itaipu
Foz do Iguaçu
02/07
Céu Azul
Santa Tereza do Oeste
Realeza
Francisco Beltrão
Pato Branco
14/07
São José dos Pinhais
Curitiba
15/07
Fazenda Rio Grande
Araucária
Campo Largo
Ponta Grossa
16/07
Castro