Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Jogos Asiáticos

Basquete feminino do Catar desiste de jogo por véu

Agência Estado
24 set 2014 às 13:59

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A seleção feminina de basquete do Catar perdeu por W.O. a sua partida contra a Mongólia pelos Jogos Asiáticos, que estão sendo realizados em Incheon, na Coreia do Sul, já que suas jogadoras não receberam permissão para atuar usando o véu que levam na cabeça as mulheres muçulmanas.

A confusão sobre a aplicação de regras menos rigorosas sobre as vestimentas, destinadas a tornar os jogos mais inclusivos, recentemente definidas pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), parece ser a causa do problema. E a delegação do Catar está considerando deixar os Jogos Asiáticos por causa desse fato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As jogadoras catarianas se recusaram a retirar o véu", disse a porta-voz do comitê organizador do evento, Anna Jihyun You. Dez minutos depois da hora programada para o início da partida "às 4h25 hora local, se declarou o abandono de jogo e seu deu a vitória para a Mongólia".

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova polêmica

O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul


A porta-voz disse que as autoridades não receberam qualquer instrução para que as jogadoras pudessem usar o véu que cobre a cabeça, e só seguiram as regras que restringem a utilização destes, bem como de acessórios para o cabelo e joias. "O comitê organizador não faz as regras e as autoridades da partida não receberam instruções da Federação Internacional de Basquete", disse.

Publicidade


A delegação do Catar ficou surpresa com a decisão e seu chefe, Khalil Al-Jabir, disse que a equipe "seguramente não vai jogar" nesta competição se as jogadores não receberem permissão para utilizar o véu. "Esperávamos que nossas jogadoras seriam autorizadas a usar o véu, por isso viemos", disse. "Ninguém nos disse que não seria permitido e nós aguardamos esclarecimentos".


Em outras competições, como os eventos de badminton, tiro e provas de pista, vem sendo permitida a utilização do véu. As regras de cada esporte são definidas pela respectiva federação internacional e muitas permitem que os atletas usem acessórios que cobrem a cabeça durante as competições.


As regras sobre o uso de véus na cabeça no basquete ganharam relevância neste ano, quando se pediu para jogadoras indianas retirassem a vestimenta durante a Copa Asiática, jogada em julho na China.

No início deste mês, a Fiba disse que lançaria um programa piloto de dois anos que permitiria que as jogadoras usassem o véu. Porém, especificou a situação posteriormente. "A decisão do Conselho Central permite exceções que podem ser aplicadas a nível nacional, mas os Jogos Asiáticos são uma competição internacional", avisou a federação.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade