Leandro Cunha e Bruno Mendonça deram ao Brasil, nesta sexta-feira, mais duas medalhas de ouro no judô dos Jogos Pan-Americanos. A delegação brasileira da modalidade não tem mais chances de atingir sua meta, que era ter 100% de aproveitamento, com medalhas para todos os 14 judocas inscritos em Guadalajara. Rafaela Silva conquistou a prata, mas Katherine Campos perdeu na disputa pelo bronze. No sábado serão disputadas as três últimas categorias, com mais três brasileiros no tatame.
Leandro Cunha foi amplamente superior ao norte-americano Kanneth Hashimoto na final da categoria até 66kg. Acertou diversos golpes e ainda foi beneficiado por três punições sofridas pelo rival. Reserva de João Derly por muito tempo, Cunha, assim, sobe ao lugar mais alto do pódio já no seu primeiro Pan.
A vitória de Bruno Mendonça, na final da categoria até 73kg, foi muito mais tranquila. Ele precisou de apenas 16 segundos para derrubar o argentino Alejandro Clara e vencê-lo com um ippon.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Também favorita ao ouro, Rafaela Silva, atleta de apenas 19 anos, não conseguiu superar a cubana Yurisleidys Lupetey. Vice-campeã mundial da categoria até 57kg, a brasileira fez uma luta travada contra a rival e perdeu por conta de uma punição que recebeu, valendo um yuko para a judoca de Cuba.
Katherine Campos foi a única a não conquistar medalhas para o Brasil nesta sexta-feira. Reserva da categoria até 63kg, ela substituiu Mariana Silva e não conseguiu manter o nível da titular. Apenas 79.ª colocada no ranking mundial - ela subiu de peso há oito meses -, Katherine foi derrotada, na disputa pelo bronze, pela canadense Stefanie Tremblay, por ippon.