Atual campeã da Liga Diamante, a saltadora Fabiana Murer conquistou nesta quinta-feira a sua primeira medalha de ouro na atual temporada do circuito da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Em Oslo, ela saltou 4,60 m logo na sua primeira tentativa para ficar com a vitória na etapa norueguesa.
Esta foi apenas a segunda prova da Diamond League que Fabiana participou neste ano. No sábado passado, competiu em Eugene, nos Estados Unidos, mas não conseguiu encaixar nenhum bom salto, parou nos 4,48 m e ficou apenas com a medalha de bronze. A melhor marca do ano no mundo é dela: no Campeonato Sul-Americano de Buenos Aires, há uma semana, ela saltou 4,70 m.
Já com o ouro garantido nesta quinta-feira, Murer tentou melhorar sua melhor marca, mas falhou nas três tentativas de passar a barra a 4,71 m. Mesmo assim, foi muito aplaudida pelo público presente ao Bislett Stadium.
Leia mais:
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
"A prova foi interrompida por causa da cerimônia de abertura e recomeçou com um pouco de chuva. A Fabiana foi bem, apesar do pouco tempo de adaptação ao clima e à mudança de fuso horário", comentou o técnico de Murer, Elson Miranda. A russa Aleksandra Kiryashova saltou 4,50 m para ficar com a prata e a polonesa Anna Rogowsk, campeã mundial em Berlim, em 2009, faturou o bronze, com 4,40 m.
Fabiana agora segue com Elson Miranda para um período de preparação em Fórmia, na Itália. Treinará sob a supervisão do ucraniano Vitaly Petrov, que foi treinador dos dois principais nomes da história do salto com vara mundial, a russa Yelena Isinbayeva e o ucraniano Serguei Bubka.