Pesquisar

Canais

Serviços

23 medalhas

Ciclismo de Rolândia se destaca no Campeonato Brasileiro

Gabriel Alves - Estagiário*
16 jul 2019 às 11:36
- Divulgação
Publicidade
Publicidade

A cidade de Rolândia tem motivos de sobra para se orgulhar de sua garotada, que disputou o Campeonato Nacional de Ciclismo em Maringá de 6 a 12 de junho e voltou para casa com 23 medalhas na bagagem. São nove de ouro, nove de prata e cinco de bronze. No total, 12 atletas rolandenses disputaram o torneio, com um rendimento muito notório, batendo, inclusive, competidores considerados "mais fortes", com base em São Paulo.


O técnico da equipe Rolandense, José Ricardo Moraes, comenta que a rotina de treinamento é intensa, com fortalecimento muscular em academias. "A preparação dos atletas de alto rendimento é de segunda a sábado, em torno de 2 a 3 horas de treinamento. Os treinos são realizados nas estradas da região, entre Londrina, Apucarana, Maringá e Jataizinho. Os dias mais longos são aos sábados, chegando a fazer 100 km [percorridos]. Durante a semana, as distâncias chegam a até 80km, além do trabalho na academia e treinos com intervalos de potência e velocidade."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com uma dura rotina, os atletas são selecionados de acordo com o comprometimento, além da habilidade, ressalta o treinador. "Os atletas são doriundos dos colégios Souza Naves, Presidente Kennedy e Francisco Villanueva, instituições que participaram dos Jogos Escolares Estaduais em Apucarana e levaram a maioria das medalhas. Então, os atletas que se destacam nessa iniciação são os que vão para o treinamento de alto nível. Além de terem habilidade para o esporte, eles se mostram mais comprometidos e responsáveis, que dedicam-se mais nos treinamentos."

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Imagem de destaque

Boxeador lucra R$ 52 milhões ao apostar na própria vitória

Imagem de destaque
Na torcida

Filipinho e Rayssa Leal podem quebrar jejum de 8 anos do Brasil no Laureus


Divulgação
Divulgação


Na iniciação, Moraes conta que a maioria dos atletas não possui bicicleta própria e os equipamentos são adquiridas por meio de patrocínios. "99% das pessoas que iniciam no ciclismo não têm bicicleta. Quase todas [usadas pela equipe] são minhas, que eu empresto, ou as que conseguimos comprar com patrocínios. O professor André Nogaroto, do Colégio Souza Naves, também ajuda e acaba tirando dinheiro do próprio bolso para comprar ou arrumar algumas bikes."

Publicidade


Segundo o treinador, alguns atletas que se destacam, conseguem uma bolsa-auxílio do governo estadual e do governo federal. Com a Bolsa Atleta, muitos conseguem adquirir equipamentos próprios.


Acima do esperado

Publicidade


Em relação ao campeonato em Maringá, Moraes afirma que a atuação surpreendente superou a expectativa da equipe. "O resultado foi excelente. Conquistamos as 23 medalhas tanto em [provas de] estrada quanto em pista. Da equipe, foi um recorde. No ano passado já conseguimos 16 medalhas, mas nos surpreendeu o desempenho deste ano. Tanto na estrada quanto nas provas de pista, tivemos 3 campeões brasileiros."


Entre os destaques, a equipe teve a vencedora de duas provas de estrada. Vitória Rita de Sá sagrou-se campeã brasileira em duas modalidades. A atleta se sentiu muito feliz e falou sobre a sua conquista. "É uma emoção muito grande ser campeã nacional. Foi muito difícil para mim o campeonato devido ao frio, mas nada que um aquecimento não resolvesse. Isso é muito bom, porque somos reconhecidas e nos olham de forma diferente."

Publicidade


A competidora conta que entrou para o ciclismo em 2015, ainda no colégio. "Eu fui atrás de ver como era. Como eu treinava vôlei, também, acabou ficando muito pesado para mim. Foi quando eu resolvi escolher o ciclismo."


Com a vitória, a atleta deixou um agradecimento especial aos patrocinadores. "Queria agradecer meus patrocinadores. Meu fisioterapeuta: Paulo, O Rei da Pizza: Cleverson, O Rei do Lanche: Diego e minha nutricionista: Katy Ferreira."

(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade