Com chances reais de conquistar uma medalha no revezamento 4x100m no atletismo nos Jogos do Rio/2016, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu mandar três atletas para morar e treinar nos Estados Unidos. Embarcam para lá nesta segunda-feira Evelyn dos Santos, Rosângela Santos e Tamiris de Liz.
De acordo com o COB, as velocistas vão ficar na Universidade de Miami e seus treinamentos terão a supervisão da norte-americana Amy Deem, especialista em provas de velocidade e treinadora de uma das principais revelações da velocidade feminina mundial, a marfinense Murielle Ahouré, que conquistou a prata nos 100m e nos 200m no Mundial de Moscou.
Ainda segundo a entidade, Ana Cláudia Lemos e Franciela Krasucki seguem no Brasil porque já têm boa estrutura de treinos aqui, respectivamente na equipe da BM&FBOVESPA e no Pinheiros.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
"Esta ação foi planejada dentro das características específicas das atletas. São atletas com grande potencial de crescimento e estamos investindo nos detalhes para que nossos talentos ganhem cada vez mais experiência e alcancem a excelência em 2016", explicou Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB.
Evelyn dos Santos e Rosângela Santos, baseadas no Rio, correram o revezamento no Mundial de Moscou, em agosto passado, e estiveram na Olimpíada de Londres, assim como Tamiris de Liz. A catarinense, aliás, também conquistou o bronze nos 100m no Mundial Juvenil de Barcelona em 2012.
O COB destaca que, além da infraestrutura e equipamentos de ponta em uma das universidades referenciais no atletismo americano, as brasileiras terão oportunidade de participar de competições do circuito americano de atletismo, e assim ganhar mais experiência internacional.
A parceria com a Universidade de Miami vale também para os treinadores. Os técnicos pessoais delas e outros treinadores selecionados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) participação de campings nos EUA durante o ano. Tamiris trabalha com Margit Weise e Evelyn treina com Gustavo dos Santos. Até o Mundial, Rosângela trabalhava com Paulo Servo, mas ao que tudo indica a parceria entre os dois foi desfeita desde o retorno da atleta ao Brasil.