O Comitê Executivo Rio 2016 fez um balanço positivo dos dois primeiros dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016, admitiu a necessidade de ajustes, voltou a pedir à população que dê preferência ao transporte público e previu dificuldades para esta segunda-feira (8), em decorrência da chegada de uma frente fria com possibilidade de chuvas – o que atrapalharia o trânsito na cidade.
O balanço foi feito no Comitê Rio 2016 e teve as presenças do secretário executivo de Governo da prefeitura, Rafael Picciane, e do chefe executivo do Centro de Operações, Pedro Junqueira. Picciani disse que o foco da administração municipal no transporte público e fez um apelo à população para que não use o carro particular.
"A nossa recomendação é que na segunda-feira, principalmente se se configurar a expectativa de que venha a chover, todos que pretendam assistir algum tipo de esporte olímpico saiam de casa com, pelo menos, três horas de antecedência e que, sobretudo, optem pelo transporte público em detrimento ao automóvel."
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Trânsito
Segundo balanço divulgado pelo Comitê Rio 2016, a programação de fechamento das vias nas zonas sul e oeste da cidade começou no primeiro minuto de sábado (6). Na fiscalização, foram usados 430 controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RIO) e agentes da Guarda Municipal.
No sábado, quando os jogos efetivamente começaram, foram rebocados 176 veículos e multados 312 por estacionamento irregular nas regiões onde ocorreram eventos olímpicos.
Limpeza urbana
A empresa de limpeza urbana do município, Comlurb, informou que, desde sexta-feira (5) 2.380 garis trabalham na limpeza interna do Parque Olímpico, nas áreas externas onde há competições, na coleta dos resíduos dos complexos esportivos, da Vila dos Atletas e do International Broadcasting Center, além da rotina diária de limpeza da cidade.
Desde o dia 3, com o revezamento da Tocha Olímpica, até este sábado, a Companhia já havia removido 16 toneladas de resíduos dos principais locais dos Jogos Rio 2016. A limpeza ocorre em três turnos. No Parque Olímpico, no primeiro dia de competições, foram recolhidas 14, 04 toneladas, sendo 11,43 toneladas de lixo e 2,63 toneladas de material reciclável. Os recicláveis foram entregues às cooperativas das centrais de triagem de Irajá e Bangu.