Pesquisar

Canais

Serviços

Dia do esportista

Confira histórias de esportistas de Londrina que vão te inspirar a sair do sofá

Nicoli Suman - Estagiária*
19 fev 2020 às 15:39
- Freepik
Publicidade
Publicidade

Vinny Pazienza é um ex-boxeador profissional que ganhou títulos mundiais. O atleta coleciona 60 lutas, das quais venceu 50 delas - 30 por nocautes - e apenas 10 derrotas. Porém, em 1995, auge de sua carreira, Vinny sofreu uma lesão espinhal em um acidente de carro que o afastou dos ringues. A expectativa dos médicos era de que ele não poderia voltar a andar e muito menos lutar. O lutador precisou usar um dispositivo chamado 'halo' - uma cinta de metal circular parafusado no crânio em quatro pontos e apoiado com quatro hastes de metal - para se recuperar da lesão.


O lutador manteve uma rotina de treinos contra as ordens médicas e 13 meses depois estava de volta aos ringues em duas categorias acima da anterior. A história inspira competidores do esporte até hoje e ensina sobre disciplina, superação e amor ao esporte. Depois de voltar aos ringues, o ex-boxeador concedeu uma entrevista na qual a jornalista perguntou qual a maior mentira que ele ouviu, e respondeu: "Não é tão simples". O lutador quis dizer que se você realmente acredita que as coisas não são simples, e se você realmente acreditar nisso, você nunca sairá do lugar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo não é mostrar que é preciso ser um super atleta como ele, muito menos desobedecer recomendações médicas. Mas demonstrar que o esportista, mesmo com tantas dificuldades, provou que tudo podia ser "simples". Para praticar um esporte, seja lá qual ele for, é preciso começar. Para ter uma qualidade de vida e bem-estar físico e mental por meio do esporte basta praticar. Não é preciso ser um grande gênio do esporte, ganhar prêmios e estar entre os melhores. Mas apenas sair do sofá e encontrar uma maneira de se exercitar com um esporte que entre em sintonia com o corpo e mente. Nunca é tarde para começar. É simples, é só começar do jeito que der.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invictas

Londrina Handebol Feminino estreia com duas vitórias no Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron


O Dia do Esportista é comemorado em 19 de fevereiro e também é dia de gente que decidiu sair do sofá em busca de qualidade de vida através do esporte. Em comemoração à data, o Bonde trouxe quatro histórias de pessoas comuns que praticam diferentes esportes para melhorar o físico e a mente.

Publicidade



ACADEMIA E CORRIDA


"Às vezes, praticar uma atividade física e ter um espírito esportivo é mais fácil do que a gente imagina", apresenta a jornalista Márcia Neme Buzalaf, 46. Por falta de tempo em sua rotina, a jornalista ficou vários anos sem praticar atividades físicas. Quando mais nova, Márcia pedalava, fazia natação e capoeira, mas o dia a dia na redação e vida acadêmica fez com que ela se afastasse das atividades físicas. Quando mudou-se para Londrina sentiu necessidade de se movimentar novamente. Começou pela yoga e há quase dois anos frequenta a academia. "Eu achava que encaixar um exercício físico na minha rotina era mais difícil do que eu imaginava. Quando comecei a fazer yoga, ia duas vezes na semana. Hoje, consigo fazer atividade física cinco vezes na semana. Às vezes é mais difícil pensar do que executar", relata.

Publicidade


Henrique Rangel Aranda
Henrique Rangel Aranda


A jornalista reserva seus finais de semana para a corrida. Há vários pontos em Londrina que permitem a prática desse esporte, como o Zerão, diversos pontos do Lago Igapó e alguns fundos de vale. O Zerão, por exemplo, além de disponibilizar espaço para corridas, há quadras de vôlei, basquete, campo de futebol e pista de ciclismo. "O meu preferido é o Zerão, porque ali tem muita gente dedicada ao esporte", afirma. Uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic revelou que pessoas que fazer exercícios físicos têm de 22% a 30% menos risco de desenvolver problemas cognitivos. Márcia fez o esporte virar rotina em sua vida e diz que a academia e as corridas trouxeram benefícios. "Tenho mais disposição e resistência, além de uma força maior. Eu brinco com meu treinador, quando vou viajar, para colocar a mala no bagageiro do avião antes eu sofria. Hoje coloco numa boa", diverte-se.



SKATE

Publicidade


"Existe uma energia que desliza, corre pelas calçadas, sobe paredes, desce escadas, costura a cidade carregando esperança como o sangue que carrega oxigênio. Deslizar. Não é apenas a agradável sensação do atrito entre o corpo e o ar, é perceber o mundo em uma diferente velocidade". Esse é um trecho citado na abertura do Dirty Money, um documentário brasileiro que retrata a cena do skate nas décadas de 1980 e 1990, geração que revolucionou a cultura de rua do Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo DataFolha, o Brasil soma cerca de 8,5 milhões de skatistas. O esporte é dividido em algumas modalidades.


Eder Reginaldo
Eder Reginaldo


O skate entrou na vida de Luiz Henrique Domingues Leite há 10 anos. Praticante da modalidade street, ele começou a fazer depois que viu alguns meninos que andavam de skate em sua rua. "O skate para mim é tudo, depois que eu comecei a andar, minha vida gira em torno disso", declara Luiz. O skatista mudou-se para Londrina há cerca de um ano e geralmente frequenta a pista de skate do Zerão e a AP5 Skate Plaza, que fica na zona norte, bairro em que mora atualmente.

Publicidade


Quem gosta de praticar a modalidade sabe que exige persistência. Na maioria das vezes, é preciso tentar uma manobra diversas vezes para acertá-la. Segundo Leite, para aprender manobras novas, você precisa deixar um pouco o medo de lado. "Ao mesmo tempo que o skate ensina que você precisa ser cuidadoso, ter calma para acertar uma manobra, você também aprende a se jogar na manobra", ensina. A prática desse esporte ajuda em diversos aspectos físicos, como maior resistência, equilíbrio e concentração. "Para mim, o skate não é só um esporte que melhora seu físico, ele é persistência, cultura e, principalmente, amizade. Todo lugar que você vai você faz amizade com outro skatista e comemora quando alguém acerta uma manobra."



GOAL BALL

Publicidade


Você já pensou em assistir um jogo em uma quadra ou estádio e não poder fazer barulho? É assim que acontece no goal ball, quando há torneios desse esporte, a plateia fica totalmente em silêncio para que os atletas possam jogar. Isso acontece porque o goal ball é um esporte praticado por pessoas que possuem deficiência visual. O jogo consiste no uso do tato e audição dos jogadores para marcar gols. O objetivo é arremessar uma bola com as mãos de modo que ela entre na baliza do adversário, ou seja, fazer um gol. A bola é um pouco diferente das tradicionais. Ela é do tamanho de uma bola de basquete e possui um guizo, espécie de "chocalho" dentro da bola para orientar os jogadores.


A modalidade já é ouro nos Jogos Parapan-Americanos, mas apesar do esporte ter conquistado espaço, muitas pessoas com deficiência nem ao menos sabem que podem se tornar atletas profissionais, ou mesmo praticar uma modalidade adaptada para melhorar a qualidade de vida. Além do simples benefício de se exercitar e escolher um esporte, a vida social é estimulada e a autoestima melhora. O goal ball entrou na vida de Guilherme Lucas da Silva, 26, em 2007. A preparação física é feita no Instituto Roberto Miranda, onde conheceu o esporte. Os treinos são realizado na quadra do colégio Castaldi. "Desde que eu comecei a praticar recebo apoio do Instituto Roberto Miranda, toda estrutura ali é colocada à disposição. O Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos) dá um apoio financeiro às equipes esportivas, equipamentos, alimentação, viagens", ressalta o atleta.

Publicidade


CBDV
CBDV


O Instituto Roberto Miranda é uma escola para pessoas com deficiência visual que busca integração social e atende cerca de 150 alunos. Silva participou de diversos campeonatos e, para ele, a prática do goal ball não trouxe somente benefícios físicos, mas também mentais. "Eu aprendi a aguentar mais pressão, pois o esporte contribuiu para minha mentalidade ser mais forte". Márcio Rafael da Silva, 41, é técnico do time de goal ball no qual Guilherme participa. Ele está no Instituto há 13 anos trabalhando com pessoas com deficiência visual.


Ele conheceu o goal ball em 2006 e começou a treinar os alunos e disputar campeonatos brasileiros e regionais. A equipe de Márcio coleciona troféus, já foi campeã sul brasileira quatro vezes, campeã do paranaense e dos jogos abertos do Paraná. "A pessoa tem que ser ativa, tem que se exercitar, tem que buscar sua melhora física, intelectual e cognitiva, para ter um bem-estar. O esporte proporciona tudo isso, além dos aspectos sociais, como conhecer outros lugares, outras pessoas e participar do campeonatos", reforça o técnico.



CICLISMO E MOUNTAIN BIKE


Foram mais de 33 mil quilômetros percorridos pedalando. André Urquiza Scarazzato, 36, sempre gostou de andar de bicicleta durante a infância e adolescência, mas acabou deixando o esporte de lado por alguns anos. Em 2015, André havia recebido uma quantia em dinheiro e decidiu sair do sofá de vez e mudar de vida. O gosto pela bicicleta fez com que ele transformasse um hobby em profissão. Atualmente, o atleta de ciclismo de estrada e mountain bike é proprietário de uma oficina de bicicletas. "O gosto foi tanto que saí do meu antigo trabalho de gerente administrativo e montei uma oficina de bike, a Bike Service e Conveniência", conta.


Reprodução/Instagram/André Urquiza Scara
Reprodução/Instagram/André Urquiza Scara


André se divide para pedalar nas duas modalidades durante cinco vezes por semana. Desde que voltou a praticar, o esportista deixou o sedentarismo de lado, melhorou seu condicionamento físico e perdeu 35 quilos. André já viajou para diversos lugares por seu esporte do coração e teve a experiência de 24 horas ininterruptas de pedal. O atleta pratica o esporte em estradas e rurais e rodovias. "Na minha mentalidade consegui enxergar o verdadeiro prazer de ter um bom condicionamento físico, isso me levou a lugares que nunca imaginei conhecer e fazer amigos que valem mais que irmãos", pontua.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade