Nikolay Davydenko surpreendeu nesta sexta-feira e derrubou o favorito David Ferrer na semifinal do Torneio de Doha, no Catar. O tenista russo levou a melhor sobre o atual número cinco do mundo pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. Na decisão, ele enfrentará o francês Richard Gasquet.
Sem enfrentar maior resistência, Davydenko fez valer suas habilidades em quadra rápida, diante de um especialista em quadras lentas, e mostrou força no saque para se impor contra o espanhol, apenas 1h04min de partida.
O russo, ex-número três do mundo, vinha de 15 derrotas seguidas contra um tenista Top 10. Davydenko também voltou a chegar a uma final desde abril do ano passado. Em Doha, ele repete a decisão do ano passado, quando teve que se contentar com o vice-campeonato, e tenta buscar seu segundo título na competição - levantou o troféu em 2010.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Seu adversário na decisão será outro favorito ao título. Richard Gasquet, segundo cabeça de chave, avançou à final ao superar o alemão Daniel Brands, surpresa da competição - veio do qualificatório e eliminou o francês Gael Monfils. Gasquet confirmou o favoritismo com um duplo 7/5 no placar.
Atual número 10 do mundo, o francês vem de uma temporada irregular em 2012, com apenas um título, em Bangcoc, e dois vice-campeonatos, no Masters 1000 do Canadá e em Estoril. Ao todo, Gasquet soma 7 títulos de nível ATP na carreira.