Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Polêmica!

Euroliga diz que Fiba ameaça clubes e jogadores e abre guerra no basquete

Agência Estado
23 fev 2016 às 15:40

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

A Euroliga, entidade que organiza torneio homônimo que é o equivalente da Liga dos Campeões da Europa no basquete, anunciou nesta segunda-feira que entrou com uma denúncia contra a Federação Internacional de Basquete (Fiba) na Comissão Europeia por supostas ameaças contra clubes, jogadores e árbitros.

"Os clubes de basquete europeus estão sofrendo pressão das mãos da federação internacional (Fiba) e das federações nacionais afiliadas a ela com o objetivo de forçá-los a renunciar à participação na competição europeia que desde o ano 2000 é gerida pelos próprios clubes", reclama a Euroliga, em comunicado publicado no seu site nesta segunda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a entidade, a denúncia é causada pelas ameaças "inaceitáveis e ilegais" feitas pela Fiba contra clubes, jogadores e árbitros, que deveriam largar as competições organizadas pela Euroliga, participando apenas daquelas sob a tutela da própria Fiba. "O objetivo da queixa é garantir que clubes, jogadores e árbitros possam livremente fazer a escolha para participar da competições que consideram adequadas, sem estarem sujeitos a sanções", argumenta a Euroliga.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez


A entidade recorreu à Comissão Europeia porque entende que as federações esportivas não podem usar seus poderes de regulamentação para ganhar uma vantagem no mercado. Como a competição ocorre na Europa, caberia ao órgão da Euro julgar o caso.


Em novembro, a Fiba oficializou uma proposta na qual ofereceria ser sócia dos clubes na organização da competição, dividindo igualmente a gerência e a governança da Liga. A Fiba, de acordo com comunicado emitido por ela, garantiria pelo menos 30 milhões de euros (R$ 124 milhões) aos clubes por temporada. A entidade ainda garante que os clubes manterão decisões relativas a regulamento e fair-play financeiro.

Até o ano 2000, era a Fiba quem organizava a competição europeia interclubes. Desde então, ela é gerida por uma empresa privada, a Euroleague Basketball Company. Em novembro, a Fiba admitiu que viveu 15 anos de "relações estremecidas" com os clubes.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade