No início da série melhor de cinco da semifinal, o Flamengo não se intimidou em Limeira e abriu 2 a 0 de vantagem, precisando de apenas uma vitória dentro de casa na noite desta quinta-feira (14.05) para se garantir na final da sétima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Com o Tijuca Tênis Clube lotado, o time de José Neto venceu o Limeira, por 76 a 67, depois de um jogo disputadíssimo ponto a ponto, e conquistou a classificação para continuar na busca pelo tetracampeonato nacional.
As finais do NBB 7 começam na próxima terça-feira (26.05) e são decididas em série melhor de três em mais dois jogos nos sábados seguintes (30.05 e 06.06). O adversário do Flamengo será o vencedor de Bauru x Mogi das Cruzes, que estão com a série empatada em 1 a 1.
O primeiro quarto foi bastante disputado. O Limeira deu muito trabalho com Nezinho e Jackson e o Flamengo teve dificuldade para impor seu basquete. O adversário chegou a abrir seis pontos de diferença (14-8), na metade do período, mas na raça e nas roubadas de bola, o Rubro-Negro se recuperou e correu atrás no placar, contando com grande atuação de Olivinha, que tinha 100% de aproveitamento nos arremessos (nove pontos). O ala-pivô reacendeu a torcida, que fazia um barulho ensurdecedor no Tijuca Tênis Clube, a três minutos do fim do quarto.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
O Rubro-Negro a estar na frente algumas vezes, mas a parcial terminou empatada: 21 a 21. O equilíbrio permaneceu no segundo período, até a metade do quarto, quando o Limeira abriu quatro pontos de vantagem (31-27). O Flamengo chegou a empatar por vezes, mas o time do interior paulista se mantinha à frente, mesmo que por poucos pontos. As equipes saíram para o intervalo com vitória parcial do adversário por 40 a 35.
O terceiro quarto não foi fácil para o Flamengo. O Limeira chegou a abrir 46 a 37, mas uma cravada de Meyinsse na metade do período animou muito os rubro-negros presentes e começou uma reação que também contou com arremesso de três de Herrmann, deixando o Flamengo a quatro pontos do adversário (42-46). Mas as bolas de três do Limeira estavam caindo e Ramon, da seleção dominicana, deu bastante trabalho à defesa rubro-negra.
A parcial terminou equilibrada, e o time do interior paulista vencia no placar geral por 60 a 54 quando começou o derradeiro quarto. Logo nos primeiros minutos, Marcelinho acertou de longe, valendo dois pontos, e incendiou a arquibancada, deixando o Flamengo mais vivo do que nunca na partida: 60 a 62. Marcelinho novamente de três diminuiu para um ponto a diferença e a torcida não parava de gritar. E foi o jovem Cristiano Felício quem virou o placar para o Fla (65-64) e fez os torcedores saírem do chão.
Mais uma cesta de três de Marcelinho (68-64) fez o técnico do Limeira pedir tempo, enquanto os dois mil rubro-negros apaixonados que lotavam o ginásio cantavam o nome do camisa 4. As bolas do adversário pararam de cair, enquanto caíam todas do Flamengo. A vitória e a classificação foram asseguradas com um 76 a 67 e a torcida encerrou a partida cantando o hino do clube.