Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Na China

Fórmula E, a ‘categoria do futuro’, faz sua primeira etapa neste sábado

LANCEPRESS!
12 set 2014 às 17:31

Compartilhar notícia

- Divulgação/Site Oficial
Publicidade
Publicidade

Começa neste final de semana a disputa da mais nova categoria do automobilismo mundial: a Fórmula E. Diferente das demais ramificações em disputa na FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a classe aposta em motores elétricos e sustentabilidade, já sendo considerada a "Fórmula do futuro".

As novidades não param no silencioso som produzido pelo motor. Os pit stops, por exemplo, não contarão com mudança em pneus ou reabastecimento, e sim uma troca de carro, com carga total da bateria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar do aspecto de nova, a categoria conta com diversos componentes já utilizados na Fórmula 1, como o sistema eletrônico da McLaren, bateria desenhada pela Williams e integração de sistemas da Renault.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez


A velocidade máxima do carro é de 225km/h. A bateria se mantém carregada com o uso de uma borboleta no volante, acionada no momento da freada, semelhante ao sistema ERS da F-1, que transfere potência ao motor por meio de recuperação de energia.

Publicidade


Além do monoposto futurista, a categoria terá um outro atrativo, que são seus pilotos. Com diversos profissionais com passagem pela Fórmula 1, o grid é repleto de nostalgia e figuras conhecidas. Entre os brasileiros, Bruno Senna, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi compõem o elenco, que ainda conta com Jarno Trulli, Nick Heidfeld e Takuma Sato.


Os 20 pilotos se dividem em dez equipes que disputarão dez provas (todas em circuitos de rua), com início neste final de semana e término em junho do ano que vem. A abertura da temporada acontece neste sábado, em Pequim (CHN). O treino de classificação será à 1h, enquanto a largada ocorrerá quatro horas depois, às 5h (horário de Brasília).
Nomes famosos estarão na pista


Neste sábado, em Pequim (CHN), a Fórmula E reeditará um fato que não acontece desde 3 de novembro de 1991: ter os sobrenomes Senna, Piquet e Prost na mesma corrida.O sobrinho do lendário Ayrton e os filhos de Nelson e Alain fazem parte da nova categoria. – É uma grande coisa para toda a equipe – resumiu Nelsinho.

Nicolas Prost é o mais velho dos três, com 33 anos, e já teve uma passagem como piloto reserva da Lotus na F-1. Já Bruno Senna, de 31, correu pela HRT, Lotus e Williams na categoria mais renomada do automobilismo. Piquet, de 29, passou um ano na Renault.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade