O primeiro treino livre do GP da Itália, no circuito de Monza, na próxima sexta-feira, será histórico para o automobilismo chinês. Nesta quarta, a Hispania confirmou que Ma Qing Hua ocupará a vaga do indiano Narain Karthikeyan na atividade inicial da etapa italiana e se tornará o primeiro piloto do país asiático a participar do fim de semana de uma prova da Fórmula 1.
O chinês mostrou estar empolgado com a oportunidade recebida da Hispania. "Este é um passo muito importante para o meu sonho de me tornar um piloto de Fórmula 1", disse Ma Qing Hua, que é membro do programa de jovens pilotos da equipe espanhola e só pilotou apenas uma outra vez um carro de Fórmula 1, durante o teste para jovens pilotos no circuito de Silverstone, realizado em maio.
"Vai ser a minha segunda vez no carro, após o teste de jovens pilotos em Silverstone, e eu estou muito animado para pilotar em um circuito como Monza. O objetivo desta sessão é continuar avançando com o meu programa, acumular mais quilometragem e experiência ao volante de um carro de F1 e ajudar a equipe no que for preciso", comentou.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
O piloto, de 24 anos, garantiu estar preparado para o treino livre no histórico circuito de Monza. "Estou animado, mas também calmo para isso, porque eu treinei duro nos últimos meses para estar preparado quando a oportunidade surgisse", afirmou.
Ma Qing Hua reconheceu que sua participação no primeiro treino livre do GP da Itália será histórica para o automobilismo da China. "Vai ser a primeira vez que um piloto chinês participa de um Grande Prêmio e isso, para o automobilismo chinês, é mais um passo enorme e uma oportunidade fantástica", disse.
Luis Pérez Sala, diretor da Hispania, elogiou Ma Qing Hua e garantiu que o chinês está pronto para o desafio de participar da atividade em Monza. "Sem dúvida, este é um passo muito importante, que vem com grande responsabilidade, mas consideramos que ele está preparado para assumi-lo", afirmou.