O judô brasileiro inicia sua trajetória nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nesta quarta-feira com uma meta ambiciosa. A equipe brasileira quer conquistar medalhas em cada uma das 14 categorias da competição. Para isso, levou para o México lutadores "fortes e experientes", conforme definiu o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson.
"Estamos levando uma equipe forte e experiente, mesmo sabendo que nove atletas do grupo nunca participaram de uma edição de Jogos Pan-Americanos ou Olímpicos. Vamos buscar o melhor resultado possível e ajudar o Brasil no quadro de medalhas. Todo atleta quer ter a experiência de competir e subir num pódio de Jogos e, com certeza, nossa meta é ganhar medalha em todas as 14 categorias, o que seria histórico. O judô brasileiro é referência pan-americana e vamos impor nossa força", declarou Wilson.
Uma das estrelas da equipe brasileira é Leandro Guilheiro, na categoria até 81kg, que foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008. No Pan do Rio, em 2007, ele ficou com a prata e espera melhorar o resultado nesta edição da competição. "Os Jogos de Guadalajara sempre estiveram nos meus planos deste ciclo olímpico. Vou lutar extremamente motivado. Estou feliz por ter a chance de disputar duas edições consecutivas do Pan. Jogos são Jogos. É diferente de tudo o que existe no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô", afirmou.
Leia mais:
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Outra grande esperança brasileira no México é Luciano Corrêa. Campeão mundial em 2007, o judoca ressaltou a importância do Pan. "O Pan de 2007 foi fundamental para o meu ouro no Mundial. Estou muito estimulado para lutar aqui em Guadalajara, é um título que não tenho. Além disso, é um evento fundamental para ganhar confiança para os próximos torneios. Todo Pan é grandioso e aqui não seria diferente, pois é uma prévia dos Jogos Olímpicos", avaliou.
A equipe brasileira que está em Guadalajara conta com 14 judocas. São eles: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), no feminino. No masculino, Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Silva (+100kg) representam o País.