Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Costa Rica

Judô reúne olímpicos para disputar Pan-Americano

Agência Estado
27 mar 2013 às 18:13

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A elite do judô brasileiro vai competir pela primeira vez junta em 2013 no Campeonato Pan-Americano que será realizado em San José (Costa Rica), entre 18 e 20 de abril. A convocação para a competição foi feita nesta quarta-feira e conta com 18 nomes, a maioria deles atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos de Londres.

A novidade fica por conta da permissão, por parte da Federação Internacional de Judô (FIJ), de cada país inscrever nove atletas por gênero em competições entre nações, como é o caso do Pan. Assim, cabe ao Brasil escolher em quais categorias (duas no masculino, duas no feminino) quer inscrever dois atletas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma das escolhas do Brasil foi na meio-leve (até 66kg). Leandro Cunha se recupera de uma lesão e seus dois reservas vão disputar o Pan: Charles Chibana e Luiz Revite. Entre os homens, a outra escolha foi no meio-pesado. Vão Renan Nunes, brasileiro melhor colocado no ranking mundial, e Luciano Corrêa, antigo titular.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova polêmica

O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul


"O meio-leve é uma categoria que está passando por renovação. Então, achamos importante levar dois jovens atletas que estarão sendo avaliados visando ao Mundial. No meio-pesado, Luciano teve um ótimo desempenho nas últimas competições, vencendo, inclusive, o campeão olímpico Tagir Khaibulaev (Rússia)", explica Ney Wilson, coordenador técnico internacional da CBJ.

Publicidade


No feminino, na mesma categoria de Sarah Menezes (até 78kg) irá a júnior Gabriela Chibana. Já na categoria até 57kg vão Rafaela Silva e Ketleyn Quadros. "A Rafaela passou por uma avaliação nas últimas competições e a comissão técnica chegou a conclusão de que ela não se adaptou ao novo peso (63kg). Já a Gabriela Chibana, embora ainda júnior, está atravessando um momento muito bom e vem crescendo. Para nós, é importante testar uma outra atleta na categoria em que temos a campeã olímpica Sarah", analisou Ney.


Na comparação com a equipe olímpica do Brasil em Londres são outras três alterações. Machucado, Leandro Guilheiro dá lugar a Victor Penalber, que já é o segundo do mundo na categoria até 81kg. Mariana Silva perdeu espaço na categoria até 63kg para Katherine Campos, medalhista olímpica em Pequim. Entre as peso-pesado, Maria Suelen Altheman dá lugar a Rochele Nunes.

"Ela (Maria Suelen) já está garantida no World Master e achamos interessante melhorar a posição da Rochele Nunes e classificar duas atletas na categoria", explicou Ney Wilson.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade