Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Na Espanha

Maldonado conquista a 1ª vitória da Venezuela na F1

Agência Estado
13 mai 2012 às 11:31

Compartilhar notícia

- Divulgação
Publicidade
Publicidade

Em um final de corrida apertado, o venezuelano Pastor Maldonado surpreendeu neste domingo ao superar o veterano Fernando Alonso e faturar o GP da Espanha, em Barcelona. Com a primeira vitória de um piloto da Venezuela na categoria, Maldonado encerrou um jejum de 8 anos sem triunfos da equipe Williams na Fórmula 1. Kimi Raikkonen completou o pódio. Felipe Massa chegou em 15º e Bruno Senna não completou a prova.

A inesperada vitória de Maldonado coincidiu com as homenagens deste fim de semana a Frank Williams, fundador da equipe, que completou 70 anos recentemente. A ex-escuderia de Ayrton Senna não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP do Brasil de 2004.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O resultado deste domingo deixou o Mundial de Fórmula 1 ainda mais equilibrado. Frustrado por não ter vencido diante de sua torcida, Alonso teve como prêmio de consolação a liderança dividida com Sebastian Vettel. Os dois somam 61 pontos. Lewis Hamilton (53), Raikkonen (49) e Mark Webber (48) vêm logo na sequência. Bruno Senna é o 13º (14) e Massa, o 17º (2).

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova polêmica

O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul


A CORRIDA - Largando pela primeira vez na pole, Maldonado não conseguiu resistir a Fernando Alonso no início e foi ultrapassado antes da primeira curva. Raikkonen também largou bem e assumiu a terceira posição, deixando o companheiro de Lotus, Romain Grosjean, para trás.

Publicidade


Daí em diante, os quatro pilotos se mantiveram no pelotão dianteiro, com revezamento entre Alonso e Maldonado na primeira posição. O venezuelano assumiu a ponta na volta 27 ao antecipar a segunda parada para troca de pneus. Também contou com a sorte, porque Alonso perdeu tempo ao ficar atrás de retardatários.


O espanhol chegou a retomar a dianteira na terceira parada de Maldonado, mais lenta que as demais, mas voltou a ficar atrás do rival após nova troca de pneus na 45ª volta. Os dois, então, passaram a fazer grande disputa, com uma diferença inferior a 1 segundo. O venezuelano segurou bem a pressão do espanhol, mais próximo a cada volta, e faturou a primeira vitória em seu segundo ano na categoria.

Publicidade


Protagonistas em outras etapas, Vettel, Button e Hamilton não conseguiram passar do pelotão intermediário. Vencedor da última corrida, o alemão teve sua prova comprometida por uma passagem nos boxes, punição por não ter reduzido a velocidade na bandeira amarela, e por pit stop para trocar o bico do carro. Cruzou a linha de chegada em sexto.


Button, por sua vez, ficou aquém do esperado e terminou atrás do companheiro Hamilton, que largou em último após ser punido e perder a pole position no sábado. Hamilton fez uma boa prova de recuperação e, com direito a nova disputa com Massa, terminou na zona de pontuação, em 8º.

Publicidade


O desempenho do brasileiro contrastou mais uma vez com o de Alonso. Massa fez grande largada, ao ganhar cinco posições e saltar para 11º, mas não conseguiu embalar no decorrer da prova. Na volta 28, também foi punido com uma passagem nos boxes, pelo mesmo motivo de Vettel, e caiu para 16º. Com uma parada extra, chegou a levar uma volta do companheiro de Ferrari e de Maldonado na 53ª volta antes de cruzar a linha de chegada em 15º.


Bruno Senna não teve melhor sorte. Após fraca largada, o brasileiro da Williams abandonou a corrida na 13ª volta em choque com Michael Schumacher. O alemão acertou em cheio a traseira de Bruno ao tentar fazer frustrada ultrapassagem e ficou na bronca. Com a suspensão danificada e um pneu furado, o brasileiro deixou a prova, assim como Schumacher.

A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada daqui a duas semanas, no circuito de rua de Mônaco, em Montecarlo, no dia 27.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade