Após ser desbancado por Novak Djokovic neste ano, Rafael Nadal espera recuperar a força mental para ser menos previsível na temporada 2012. Para o espanhol, foi a falta de intensidade que o levou a perder seis finais para o sérvio, atual número 1 do mundo, em 2011.
"Se me esforço um pouquinho mais, fico perto de voltar a ganhar qualquer coisa. [O problema] É a motivação. Preciso recuperar aquela gana extra que faz você dar um pouco mais de si mesmo", afirmou o número dois do ranking, em entrevista ao jornal espanhol El País.
Nadal admitiu que as seguidas derrotas o fizeram perder "intensidade" no decorrer do ano. "Com o tempo, você perde um pouco da intensidade na fé em si mesmo, na concentração, no pensamento positivo, em acreditar que as coisas vão sair bem", comentou.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Para o espanhol, sua confiança foi afetada pelos resultados, consequência da previsibilidade do seu jogo em 2011. "Me faltou ser menos previsível. Preciso recuperar isso para 2012", apontou Nadal, que espera revigorar seu estilo de jogo até abril, antes de Roland Garros, disputado em maio.
Em busca desse objetivo, o número dois quer reforçar o treino físico para retomar a intensidade também nos seus movimentos dentro de quadra. "Muitas vezes neste ano tinha a sensação de que não tinha o controle da partida. Me falta um pouco de intensidade em tudo: pernas, golpes e cabeça", diagnosticou.