A Pirelli apresentou nesta quinta-feira o resultado de suas investigações quanto aos incidentes no GP da Bélgica, há duas semanas. A fornecedora de pneus da Fórmula 1 se isentou de responsabilidade pelos pneus estourados de Nico Rosberg, nos treinos livres, e Sebastian Vettel, em momento decisivo da corrida, culpou "fatores externos".
O caso mais polêmico foi o do piloto da Ferrari. Seu pneu direito traseiro estourou na penúltima volta, quando ele ocupava a terceira colocação. O incidente tirou o piloto do pódio - terminou em 12º lugar - e gerou atrito entre a equipe italiana e a Pirelli.
Vettel culpou a fornecedora pelo incidente, enquanto a Pirelli alegou que a Ferrari foi imprudente ao optar por uma estratégia de apenas uma parada nos boxes, levando Vettel a completar 28 voltas com o mesmo jogo de compostos.
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Com a polêmica, a fornecedora investiu o caso e anunciou nesta quinta que não tem responsabilidade pelos dois incidentes no GP belga. No caso de Vettel, o excesso de detritos na pista e o uso prolongado dos pneus foram a causa do estouro, de acordo com a Pirelli.
"Os testes realizados pela Pirelli nos pneus usados em Spa confirmaram a ausência de problemas estruturais", informou a empresa italiana, que alega ter utilizado dois métodos para testar os compostos. "As avaliações confirmam que não houve degradação ou quaisquer outros problemas estruturais durante a corrida."
"Os acontecimentos de Spa, portanto, podem ser atribuídos a fatores externos, relacionados ao uso prolongado dos pneus, em um dos circuitos mais exigentes para os pneus, de toda a temporada", apontou a Pirelli.
Além do uso prolongado, a empresa culpou o excesso de detritos na pista de Spa. "Os fatores externos foram evidenciados em um total de 63 microcortes encontrados na banda de rodagem dos pneus usados pelas equipes de Fórmula 1", alegou a fornecedora, comparando o número com a usual média de 1,2 corte por evento na F1.
O número alto de microcortes evidencia, segundo a Pirelli, a quantidade excessiva de detritos na pista. Ao mesmo tempo, os cortes geram ainda mais sujeira na pista. "Tudo isso resultou em uma quantidade anormal de detritos na pista de Spa, com o consequente aumento do risco de se deparar com um objeto estranho." Este fator externo também teria sido a causa do pneu estourado de Nico Rosberg ainda nos treinos livres, na sexta-feira.
Os detritos na pista teriam se acumulado de forma ainda mais intensa no sábado, ao fim do treino classificatória. Preocupada, a Pirelli teria alertado a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quanto aos riscos para os pneus.
"Naquele momento, a Pirelli chamou a atenção da condição do circuito para a FIA, solicitando que a pista fosse limpa. E avisou as equipes daquela situação. A FIA reagiu imediatamente no sentido de providenciar a limpeza da pista, bem como de também informar as equipes", informou a fornecedora da F1. "Juntamente com a FIA, a Pirelli propõe um estudo para avaliar qual é a melhor maneira de limpar os circuitos, que seja realmente eficaz."