Mesmo depois de encarar uma desgastante viagem de mais de 25 horas, a seleção brasileira feminina de vôlei fez nesta quarta-feira, em Kobe, o seu primeiro treino no Japão visando a disputa da Copa do Campeões, que será realizada entre os dias 12 e 17 de novembro.
O time nacional comandado por José Roberto Guimarães está concentrado no centro de treinamento do Hisamitsu, em Kobe, e já treinou por causa da aclimatação que terá de fazer no Japão e para se adaptar rapidamente ao fuso horário.
"Com o fuso, temos que treinar em um horário que normalmente estaríamos dormindo. Tentamos contornar isso com atividades mais lúdicas com foco na percepção do corpo. Usamos bolas de ginástica para estimular a percepção corporal, a contração do abdômen, dos braços, pernas e a concentração. Tudo isso de uma forma lúdica para poder manter o corpo desperto.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Depois das atividades com as bolas, fizemos exercícios de deslocamento para trabalhar o sistema cardiorrespiratório. Para finalizar, optamos por um trabalho muscular com os exercícios mais conhecidos de perna, braço e tronco, com duas passagens, para ir acostumando a musculatura", afirmou o preparador físico da seleção, José Elias Proença, ao explicar a importância da atividade realizada nesta quarta-feira.
A líbero Fabi, por sua vez, admitiu que este primeiro dia de adaptação ao fuso é "complicado", mas lembrou que o time tem um período curto de treinamentos no Japão antes da estreia na Copa do Campeões, que será na próxima terça-feira, contra os Estados Unidos, em Nagoya.
"Estamos fazendo exercícios em um horário que o nosso corpo quer dormir. Isso é difícil, mas hoje encaramos o primeiro dia com sono, mas com um sorriso no rosto. Temos pouco tempo de treinamento por aqui e precisamos nos adaptar o mais rápido possível", disse.
Além dos Estados Unidos, as brasileiras terão Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão como rivais nesta Copa do Campeões, torneio que a seleção nacional conquistou em 2005 e ficou com o vice-campeonato em 2009.