Para quem só conhecia o circuito pelas histórias contadas pelos velhos dinossauros da categoria, a estreia não poderia ter sido melhor: em seu primeiro contato com a pista de Cascavel, que está voltando ao calendário depois de uma ausência de 20 anos, o paulista Daniel Serra (Red Bull) liderou os três treinos livres da Stock Car nesta sexta-feira. Serrinha, filho do tricampeão e já aposentado Chico Serra, deixou para o último a volta mais rápida do dia, quando percorreu o empoeirado traçado de 3.012 metros em 1min02s352.
Recentemente reinaugurado, mas ainda com algumas obras em pleno andamento, o autódromo do oeste paranaense agradou tanto os que ainda não o conheciam quanto os que voltavam depois de longo tempo.
"O traçado é demais! Para pilotar, é o mais animal da Stock Car", derreteu-se Serra, terceiro colocado no campeonato. Felipe Maluhy, outro que nunca viera antes à cidade, endossou os elogios. "As instalações e os boxes são perfeitos. A pista tem algumas ondulações, mas é a mais desafiadora que já encontrei na categoria." Companheiro de Maluhy na Medley/Full Time, Xandinho gostou particularmente da lendária Curva do Bacião. "Lembra muito a 8 de Istambul, onde andei na Fórmula GP2", disse, ressaltando a semelhança com o complexo de quatro velozes curvas à esquerda da Turquia.
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Além das irregularidades no asfalto, os pilotos penaram com altas temperaturas - o termômetro superou os 47 graus no solo e os 30 de ambiente - e a densa nuvem de poeira que os carros deixavam ao passar sobre a área de escape na entrada da reta dos boxes. "A grama ainda não pegou. Vai ficar muito legal quando crescer, mas hoje a pista ficou muito suja o tempo todo", disse Maluhy, que terminou no geral do dia na 19ª colocação.
Ele nem colocou pneus novos, como optou a maioria no terceiro ensaio, por causa da quebra de um componente da caixa de direção que o reteve nos boxes quase até o final da sessão. Xandinho ficou em 17º. "Trabalhamos bastante e avançamos em relação à última prova", analisou. "O problema aqui é que a pista está mudando bastante. Uma hora emborracha mais, mas depois suja novamente por causa da poeira. É uma variável difícil de administrar", comentou Xandinho.
O tetracampeão e atual líder Cacá Bueno ficou em 3º, logo atrás de Valdeno Brito e completando o trio comandado pela batuta do diretor-técnico Andreas Mattheis. Com previsão de tempo firme, mas temperaturas mais amenas próprias da região pelo menos até o meio do dia, os carros voltam à pista neste sábado para mais um treino livre e as tomadas classificatórias que definirão as posições de largada da 8ª etapa.
Por causa das reduzidas dimensões do circuito, o qualifying será desmembrado em dois grupos de 16 carros de acordo com a ordem decrescente das posições no campeonato - os melhores estarão, portanto, no segundo. Até o final da tarde de ontem, as equipes deveriam decidir se utilizariam ou não o botão de ultrapassagem no classificatório ou deixariam toda a carga para a prova. "Aqui será difícil passar mesmo com o push", observou, adiantando a dúvida que percorria praticamente todos os boxes.