O alemão Sebastian Vettel foi o piloto mais rápido no primeiro treino livre para o GP de Cingapura de Fórmula 1 - a 14ª etapa da temporada 2012. Nesta sexta-feira, no circuito de Marina Bay, o piloto da Red Bull, registrou o tempo de 1min50s566 para fechar a atividade na liderança.
Quarto colocado no Mundial de Pilotos, Vettel abandonou o GP da Itália e tentará se recuperar em Cingapura para seguir com chances reais de faturar o tricampeonato. Ele está 39 pontos atrás do espanhol Fernando Alonso, que lidera a temporada. O retrospecto pode ajudar o piloto alemão, que venceu o GP de Cingapura no ano passado.
Na primeira atividade desta sexta-feira, Vettel foi um dos pilotos que deram mais voltas - 24. Apenas o alemão Nico Rosberg (26 voltas), o brasileiro Bruno Senna (25) e o francês Jean-Eric Vergne (25) tiveram mais tempo de pista.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Para garantir a primeira colocação da atividade, Vettel superou disputa com os pilotos da McLaren. O britânico Lewis Hamilton, que vem embalado pela vitória no GP da Itália, foi o segundo mais rápido do treino livre, com o tempo de 1min50s615. Apenas ele, que venceu o GP de Cingapura em 2009, e o alemão conseguiram registrar voltas em menos de 1min51.
Eles foram seguidos pelo britânico Jenson Button, que terminou na terceira colocação com a marca de 1min51s459. Alonso terminou o primeiro treino livre em quarto lugar. O espanhol triunfou em Cingapura em 2008 e 2010. A vitória de quatro anos atrás, porém, ficou manchada pelo acidente forjado pelo brasileiro Nelsinho Piquet para ajudá-lo.
O venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, foi o quinto mais rápido, seguido pelo australiano Mark Webber, da Red Bull, pelo alemão Nico Hulkenberg e o britânico Paul di Resta, ambos da Force India, pelo australiano Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, e pelo mexicano Sergio Perez, da Sauber, que completam as 10 primeiras colocações do treino livre em Cingapura.
Senna terminou a atividade na 11ª colocação, com o tempo de 1min52s629, logo à frente do finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus. O alemão Michael Schumacher, da Mercedes, ficou em 14º lugar. Já o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, foi apenas o 16º mais rápido, com a marca de 1min53s080.
O segundo treino livre para o GP de Cingapura será realizado às 10h30 (de Brasília) desta sexta-feira. A definição do grid de largada acontece às 10 horas de sábado, enquanto a corrida será disputada a partir das 9 horas de domingo.