Cursos e Eventos

Entenda as diferenças e saiba quando usar liquidificador, batedeira ou mixer

13 jul 2016 às 17:55

Eletrodomésticos facilitam muito a vida, porém não adianta deixar a cozinha toda equipada se você não souber direito como usar cada um deles. Será que posso bater massa de bolo de caixinha no liquidificador? E misturar a massa do pudim de leite na batedeira? O mixer serve só para misturar o leite com achocolatado? Veja seguir a diferença entre estes eletroportáteis e aumente a sua produtividade na cozinha.

Liquidificador


O liquidificador, como o próprio nome diz, liquidifica objetos sólidos. Como possui lâminas, ele é ideal para picar, triturar, fazer sucos, caldos e massas úmidas ou que não exijam textura fofa depois de assadas. Há diversos modelos disponíveis no mercado – tanto analógicos quanto digitais – e neste caso você pode escolher o que tiver a potência mais satisfatória e que atenda às suas demandas na cozinha.


Talvez um fator essencial na hora de escolher o liquidificador seja o copo. As versões de plástico são mais duráveis e normalmente mais baratas, porém necessitam de cuidado na hora de limpar. Nunca utilize esponja de aço, abrasivos ou mesmo o lado mais áspero da esponja da lavar a louça. Se ele ficar arranhado, vai virar fonte de bactérias (a sujeira normalmente se infiltra nos arranhões).


Já o copo de vidro pode quebrar facilmente e costuma ser mais caro, mas em compensação, é fácil de limpar e não absorve o cheiro dos alimentos. Há também os copos inox: são resistentes, fáceis de limpar, porém um pouco mais difíceis de substituir, pois não são tão comuns. Ao comprar um liquidificador, avalie: potência, material do copo, funções de limpeza (botão "autoclean"), variações de velocidade e capacidade do copo.


Pode bater: sucos, caldos, sopas, molhos, massa de torta específica para liquidificador, gelo, massa de pudim, massa de panqueca.


Não pode bater: alimentos muito quentes, massa de bolo fofinho, chantili, massas densas como massa de pão.


Mixer


Embora muito parecido com o liquidificador – afinal ele também tem lâminas – o mixer é bem mais adequado para tarefas que envolvam a aeragem, ou seja, o aumento do volume das misturas por meio da incorporação de ar. Embora os mixers também sejam bastante úteis para mexer ou misturar massas, molhos e pudins, eles já não conseguem realizar tarefas que exijam mais força, como triturar gelo ou alimentos mais duros (bater cenouras, por exemplo). Nesse caso, é melhor optar pelo liquidificador tradicional mesmo.


O mixer é ideal para preparar pequenas porções sem fazer muita bagunça, principalmente porque sua anatomia facilita o encaixe em copos e tigelas. Se você gosta de um leite com achocolatado bem espumante e cremoso, por exemplo, em vez de fazer aquela bagunça enorme sujando o copo do liquidificador, use o mixer. Ele foi feito para isso – e é muito mais prático de limpar.


Pode bater: sucos, caldos, sopas, molhos, purês, mousses, massa de pudim, massa de panqueca, massas que precisem de "ar" (massas fofinhas), chantilly.


Não pode bater: alimentos muito quentes, massas densas como massa de pão, alimentos muito duros, gelo.


Batedeira


Para fazer bolos, pães e massas, nada melhor, do que a batedeira. Como ela não destrói as moléculas dos alimentos, já que não possui lâminas, é ideal para fazer misturas, bater massas aeradas, claras em neve e deixar o bolo bem fofinho. Para quem gosta de usar a batedeira apenas para fazer bolos simples ou bater alimentos como ovos ou chantili, a batedeira convencional supre bem. Para os fãs de massas pesadas (pães, pizza), o ideal é adquirir uma batedeira planetária.


Ela é bem parecida com a batedeira comum, porém seu batedor também alcança as bordas da tigela, proporcionando uma mistura mais homogênea dos ingredientes. Quanto mais pesada for a massa para ser batida, mais próxima a batedeira tem de ser do modelo industrial. Ao comprar uma batedeira, avalie: se o produto tem modelos diferentes de batedores; se apresenta regulagem de altura dos batedores; se permite regulagem da altura da tigela; se há regulagem de velocidade; se o modelo é portátil, ou seja, pode ser usado sem a base; se a batedeira tem ventosas na base para melhor fixação do aparelho, garantindo maior segurança no uso.


Pode bater: massas que precisam de "ar" (massas fofinhas), claras em neve, chantilly, massas densas (só no modelo "planetário")


Não pode bater: alimentos que precisem ser triturados, massas de bolo especificas para liquidificador, massas já acrescidas de fermento.


Outras dicas


Para aumentar a vida útil do seu liquidificador, não coloque alimentos inteiros nele. Vamos supor que você vá preparar um bolo de cenoura: se você colocar a cenoura inteira, poderá forçar o motor (e ele invariavelmente vai acabar queimando). Pique grosseiramente antes de bater;


Lave o liquidificador imediatamente após o uso, principalmente se o copo for de plástico. Alguns cheiros, como o de alho, podem permanecer durante toda a vida útil do produto se este não for limpo imediatamente;


O sucesso de um bolo muitas vezes é influenciado pela qualidade da batedeira; não tenha receio de investir em um bom equipamento.

Não custa lembrar: nunca limpe o mixer, o liquidificador ou a batedeira com o produto ligado na tomada. (Fonte: Lu Explica - Magazine Luiza)


Continue lendo