Cursos e Eventos

Simples e maravilhosos! Quinze bolos para fazer rapidinho

12 jul 2012 às 12:36

Quem resiste à simplicidade de um delicioso bolo no café da manhã ou no chá da tarde? Ainda mais no inverno, quando esses quitutes podem ser apreciados ainda morninhos! E eles ficam melhores ainda se forem feitos rapidinho, sem frescuras e sem dar muito trabalho. Pensando nisso, selecionamos 15 receitas de bolos que podem ser preparados em poucos minutos. (veja na galeria).

Muita gente vai falar (e recebemos vários comentários a respeito!): "Poucos minutos? Mas um bolo leva quase uma hora para assar!". E é verdade. Entretanto, quando dizemos 'fazer uma receita em poucos minutos', quer dizer que ela estará pronta para ir ao forno em 5, 10 ou 15 minutos, o que, convenhamos, é um tempo bem pequeno para preparar um bolo.

O especial de bolos deste fim de semana tem ainda uma vantagem: boa parte das receitas já foram testadas por mim, que sou apaixonada por bolos. Afinal, nada se compara a enorme variedade de sabores que estas delícias possibilitam. Um café da manhã fica especial quando colocamos um bolo bonito e fofinho na mesa. E todos os lanches podem ser únicos quando em cada um servimos um bolo com sabor diferente.

Das receitas que já testei (pelo menos umas sete), destaco três e recomendo de olhos fechados: bolo de banana caramelado, bolo de fubá com leite de coco e bolo amanteigado de baunilha, que dizem, era o preferido do ídolo do rock Elvis Presley.

Para quem está lendo esta matéria e se 'amargurando' por nunca conseguir fazer um bolo gostoso e macio (parece um carma, pois o 'danado' sempre fica solado!), também selecionamos alguns cuidados básicos que fazem toda a diferença para obter bolos perfeitos. Siga as dicas abaixo e confira os resultados.

Divulgação

Antes de iniciar o preparo, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários.

Retire os ovos, leite e a margarina da geladeira com antecedência. Na hora do preparo, eles devem estar em temperatura ambiente.

Acenda o forno e deixe a forma pronta – untada e polvilhada. O bolo cresce melhor quando é assado logo após o preparo.

Em vez de untar você pode usar papel manteiga no fundo da fôrma, ele sai com o bolo quente e ainda facilita a limpeza da assadeira;

As laterais da assadeira não devem ser untadas. Normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois de assado, com a lateral da forma untada esse processo é bloqueado, rachando as bordas do bolo. Depois de assado, se o bolo não se soltar, basta passar uma faquinha lisa por todas as laterais para soltá-lo.

Comece o preparo do bolo batendo as claras em neve. Em seguida, reserve-as em outro recipiente. Evite que as claras em neve fiquem firmes demais, para que a massa do bolo não resseque.

Peneire os ingredientes secos, como a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Essa etapa evita que se formem grumos na massa e garante leveza à massa.

Junte as claras em neve à massa em duas etapas: primeiro acrescente metade das claras. Misture delicadamente e, em seguida, coloque o restante. Faça movimentos de baixo para cima, para não perder o ar contido na clara batida em neve. Isso garante um bolo ainda mais fofo.

O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser adicionado. Mas antes de acrescentá-lo, verifique sua data de validade. Na dúvida, faça o teste: coloque uma colher de chá do fermento em um copo com água bem quente. Se a mistura borbulhar vigorosamente é porque está bom! O fermento nunca deve ser guardado na geladeira.

Nunca abra o forno durante os primeiros 20 minutos. Para checar se está pronto, espete um palito no centro do bolo. Se sair limpo, é porque já está assado.

Se a superfície do bolo corar antes que a massa termine de assar, abaixe o fogo e cubra a forma com papel-alumínio. A parte brilhante deve estar voltada para baixo. Em seguida, deixe o bolo terminar de assar em fogo brando.

Para fazer um bolo, o mais difícil não é juntar os ingredientes e colocar o bolo no forno, mas sim saber a hora exata de tirá-lo de lá. O bolo, quando tirado antes, fica 'massudo' e baixo. Quando ele fica um pouco mais no forno, começa a secar. Uma dica especial é prestar bastante atenção no cheiro. O bolo só começa a cheirar quando está praticamente pronto. Após verificar isso, acenda a luz do forno e veja se as bordas já estão soltando da fôrma. Então abra o forno e espete um palito em três pontos diferentes do bolo. Se o palito sair completamente limpo, o bolo está no ponto.

Coloque a forma sobre o fogão ou sobre gradinhas e nunca sobre uma bancada fria. A mudança brusca de temperatura poderá fazê-lo murchar.


Continue lendo