Começa nesta segunda-feira (22), a quinta edição do Pint of Science, festival mundial de divulgação científica. A iniciativa busca proporcionar aos londrinenses a experiência singular de ter contato e trocar ideias com os cientistas e pesquisadores que desenvolvem seus trabalhos na cidade.
O encontro tem duração de três dias, com encerramento programado para quarta-feira (24). Serão debatidos nove temas de diferentes áreas do conhecimento, sendo que 18 pesquisadores da cidade vão palestrar ao longo da semana.
As palestras são gratuitas, não é necessário fazer inscrição prévia, e um diferencial do Pint of Science é que os encontros são realizados em bares e restaurantes da cidade. A programação completa está disponível nesse link www.pintofscience.com.br/events/londrina
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
Dia D de Combate à Dengue: Londrina promove ações neste sábado
Conversa com a comunidade
Organizado pelo projeto Ciência Pé Vermelho e coordenado pelo professor Eduardo Inocente Jussiani, do Departamento de Física da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o evento busca apresentar pesquisas utilizando uma linguagem simples e em um ambiente que favoreça um bate-papo descontraído. Desta forma, é possível divulgar o conhecimento científico para pessoas que se interessam pelo tema sem a necessidade de conhecimento prévio.
“O Pint of Science incentiva que pesquisadores saiam de seus laboratórios para conversar com a comunidade, em um ambiente bem diferente, descontraído e informal”, explicou o coordenador-geral do Pint of Science de Londrina, Eduardo Inocente Jussiani. E acrescentou:"É uma grande oportunidade de conhecer alguns trabalhos científicos desenvolvidos na cidade e também de interagir com cientistas de Londrina. Conhecendo os trabalhos, acabamos por nos orgulhar de todo o conhecimento gerado na cidade”, pontua.
O evento é organizado pelo projeto Ciência Pé Vermelho e conta com o apoio da UEL e da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Tem ainda parceria da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – regional Londrina), Londrina Convention Bureau, MC cópias, TP MKT, Auto Posto Sun Lake, cervejarias Amadeus, St. Peter’s e Cheers.
O Pint of Science surgiu no ano de 2013, na Inglaterra. A mesma proposta foi trazida para o Brasil em 2015. Na edição deste ano, o evento ocorre simultaneamente em 26 países, e só no Brasil, em outras 123 cidades.