Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira as dicas

Como adaptar a criança à chegada de um novo pet

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 out 2019 às 11:17
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se há uma combinação perfeita no mundo é a junção de crianças e cachorros. A sensação que a gente tem é a de que os dois se entendem perfeitamente, sabem dar amor e carinho na medida certa e constroem laços de amizade indestrutíveis.

No entanto, se você tem criança em casa e deseja ampliar a família com a chegada de um pet, é preciso levar algumas coisas em consideração para que eles construam uma relação harmônica. Veja como fazer isso de forma simples e tranquila.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um pet exige cuidados - Independente do bicho de estimação que vai ser incluído na família, é preciso ter em mente que ele exige cuidados. Todos os membros da casa devem estar dispostos a fazer com que o pet esteja saudável, seguro e protegido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Viralizou

Anúncio de apartamento à venda viraliza com pombo de estimação do proprietário

Imagem de destaque
Estudo da Science

Serpentes evoluíram em taxa mais rápida e em formas mais diversas do que lagartos

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta


Por isso, mostre para a criança que seu amigo precisa de carinho, de água, de comida e de conforto. Escolha uma atividade e delegue a ela. Eleja aquilo que ela será capaz de fazer, como trocar a água, por exemplo.

Publicidade


Estabeleça um horário e acompanhe para ver se a atividade foi concluída com sucesso. A criança se sentirá importante em poder ajudar nos cuidados do bichinho.


Explique que haverá mudanças na rotina - A casa não vai ser a mesma depois da chegada do pet. A rotina será preenchida com mais brincadeiras, menos silêncio e, claro, mais alegrias. No entanto, é preciso mostrar para a criança que suas obrigações, horários e atividades não devem deixar de ser cumpridos com a desculpa de estar dando atenção ao pet.

Publicidade


Dessa forma, hora de estudar, de dormir, de alimentar-se e outras atividades devem seguir normalmente. A diferença é que elas serão desempenhadas com a companhia de um amiguinho muito especial.


De olho na saúde - Você deve sempre considerar a saúde da criança e do animal de estimação. Em relação à criança, alergias a animais de estimação costumam ocorrer em apenas 10% da população.

Publicidade


As mais comuns são rinite e dermatites leves. Entretanto, é possível evitar isso: basta orientar a criança para que ela lave as mãos sempre que brincar com o pet. Além disso, mantenha o animal sempre limpo, escovado e com o antiparasita em dia.


Pesquisas realizadas por especialistas em veterinária de várias partes do mundo indicam que, se a criança tiver contato com o animal desde cedo, seu organismo terá melhores condições de tolerar as reações alérgicas.

Publicidade


Joachim Heinrich, cientista do Instituto de Epidemiologia de Munique, na Alemanha, em um estudo realizado com 3 mil crianças que foram monitoradas desde o nascimento até os 6 anos, revelou que as que conviviam com animais obtiveram um sistema imunológico mais fortalecido.


As crianças que conviviam com cachorro ou gato dentro de casa demonstraram menos risco de desenvolver sensibilidade a pelos, fungos, pólen, poeira e outros elementos causadores de alergias.

Publicidade


No que diz respeito à saúde do pet, leve-o a consultas regulares com o veterinário, mantenha o calendário de vacinas, vermifugação e antiparasitas sempre em dia. Cuide bem da higiene dos pelos, da pele e das unhas.


Qual é a idade certa para ter um animal de estimação? - Se a criança nunca conviveu com um pet, pode ser que, no início, ela apresente um pouco de medo ou receio, que tendem a desaparecer conforme ela vai criando confiança.

Publicidade


Crianças que desde muito pequenas convivem com animais não vão ter grandes problemas em receber o novo membro porque já estão habituadas com o contexto que esses bichos proporcionam.


Se você tem uma criança já um pouco grandinha e ela possui histórico de aversão a pets, é bom fazer a socialização entre eles aos poucos. Nunca a obrigue a fazer carinho e se aproximar do animal. Isso pode causar ainda mais medo. O ideal é ir promovendo encontros de forma mais leve, como jogar um brinquedo, oferecer ração ou água e levá-los para passear. Na maioria dos casos, a socialização ocorre em poucos dias e, quando você menos esperar, verá que os dois não se desgrudam.


Cuidado com os maus tratos - A criança deve perceber que o animal de estimação é membro da família e, por isso, não deve ser maltratado. Isso tem a ver com regras, respeito ao outro e a todas as formas de vida. Crianças a partir de 4 anos entendem melhor essa situação.


Raças ideias para crianças - Cada raça possui uma personalidade específica. Na hora de escolher a ideal para a criança, leve em consideração a que mais se adequa ao seu perfil.


Se você mora em um espaço pequeno, as raças menores são as mais indicadas. Animais de grande porte, como labradores, golden retriever e boxer são extremamente dóceis e brincalhões, mas precisam de um espaço maior.

Independente da escolha, a amizade deles fluirá de forma bonita e uma história de parceria será construída pelo compartilhamento de brincadeiras, carinhos e muitas travessuras. É aí que mora a beleza desse encontro entre crianças e animais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade