Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Outubro Rosa

Como prevenir e tratar o câncer de mama em pets

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 out 2018 às 14:27

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O movimento Outubro Rosa também ajuda a alertar sobre o câncer de mama nos pets. Estima-se que a incidência em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária. Uma das razões para o problema em cadelas é a suscetibilidade às alterações hormonais. "Por isso, o ideal é que elas sejam castradas antes mesmo do primeiro cio. Assim conseguimos prevenir a neoplasia mamária em cerca de 90% dos casos", afirma a veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz.


O procedimento também diminui os riscos do desenvolvimento do câncer de útero e da piometra, uma grave infecção uterina que costuma afetar muitas fêmeas não castradas. Outra medida importante de prevenção é a visita semestral ao veterinário. "O check-up pode ajudar no diagnóstico precoce da doença, o que possibilita o melhor resultado do tratamento, maior chance de cura e recuperação", orienta a veterinária. Ao notar qualquer carocinho ou nódulo, é fundamental levar o pet ao veterinário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foi o que ocorreu com a cachorrinha da médica Paula Rubia de Lucca, cliente da Petz. "Durante um banho habitual, a funcionária do setor de estética notou um nódulo na mama e me avisou. Isso ajudou que o diagnóstico fosse feito logo no início, para a melhor recuperação da pet, que passou por cirurgia", conta Paula.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?


Tratamento

Publicidade


Para confirmar o diagnóstico, o veterinário poderá pedir antes um exame citológico do tumor (punção com agulha fina) e, para definir o grau e se é maligno e benigno, costuma-se fazer o histopatológico (enviar o fragmento removido durante a cirurgia para análise). "Dependendo do tipo do câncer, o tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou eletroquimioterapia. Mas a cirurgia e a quimioterapia são os meios de tratamento mais utilizados", informa a Dra. Karina.


Apesar de a quimioterapia ter efeitos colaterais nos animais (como náusea, apatia e perda de peso, entre outros), o sofrimento deles pelo que observamos é menor que o dos seres humanos que passam por esse tipo de tratamento.

Publicidade


Os principais sintomas


1 - Caroço na região das mamas

Publicidade


2 - Inchaço


3 - Dor

Publicidade


4 - Secreção


5 - Odor desagradável

Publicidade


6 - Feridas


7 - Falta de apetite


8 - Vômito

9 - Apatia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo