Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja a foto!

Grupamento Ambiental captura gato-maracajá em Arapongas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 mar 2020 às 11:57

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O GDA (Grupamento de Defesa Ambiental) de Arapongas, em conjunto com a Seaspma (Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente) realizou nesta segunda-feira (9) a captura de um gato-maracajá (Leopardus wiedii), um gato selvagem da fauna brasileira, no pavilhão do Centro de Eventos Expoara, situado no Parque Industrial II.

"Após avaliação das condições do local e do animal, foi efetuada a captura e encaminhamento para local adequado, sendo o animal reintroduzido na natureza, em seu habitat natural. Felizmente, o animal foi capturado sem qualquer tipo de ferimento", afirmou Emerson Alves, GM (Guarda Municipal) e coordenador do GDA.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em casos de situações de identificação de animais silvestres, maus-tratos contra animais, irregularidades ambientais, inibição de práticas irregulares ou para sanar dúvidas e orientações a população pode entrar em contato por meio dos telefones (43) 3902-1194 e 153 da GM.

Leia mais:

Imagem de destaque
E tem rede social!

Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet


Curiosidades - Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

Publicidade


Nome/s comum em Português: Gato-maracajá, Gato-peludo


Comprimento do corpo (cm): 55 (47-72) a Cauda (cm): 39 (30-49) a
Dieta: Carnívora
Peso (kg): 3 (2-5) a Altura (cm): Área de vida (km2): (1-20)b
Número de filhotes: 1(1-2) a Gestação (dias): 81-84 a
Longevidade (anos): 20 (máx) a
Estrutura social: Solitários
Padrão de atividade: Noturno

Publicidade


Descrição Física


Tem a pelagem muito parecida com a da jaguatirica e do gato-do-mato-pequeno, com coloração amarelo-dourada com rosetas escuras dispostas principalmente nas laterais do corpo. No dorso as rosetas se fundem formando listras que vão do topo dos olhos à base da cauda.

Publicidade


Ecologia e Habitat


Tem ampla distribuição estendendo-se desde o norte do México até o Uruguai e norte da Argentina. No entanto, eles estão raros onde ocorrem e dependem de habitats florestais com dossel fechado (Payan et al. 2008).

Publicidade


É um animal pouco estudado, com poucas informações sobre sua ecologia e características sociais. Estudos têm demonstrado hábitos essencialmente noturnos.


Comem uma grande variedade de presas de vertebrados (mamíferos, aves, répteis e anfíbios), porém os principais itens de sua dieta são pequenos roedores arborícolas, seguido por pequenas aves (Rocha-Mendes & Bianconi 2009; Wang 2002; de Oliveira, 1998).


Ameaças e Conservação

A destruição das florestas é a principal ameaça para essa espécie (Payan et al. 2008). Além disso, o pequeno conhecimento sobre a biologia desta espécie, limita a possibilidade de estratégias de conservação eficazes. É classificado pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) como espécie "Quase ameaçada” e, pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), como ameaçada de extinção.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo