No final da tarde de ontem (23), uma jaguatirica foi devolvida para a natureza, após passar por tratamento veterinário. O animal foi resgatado pelos Agentes de Tráfego da concessionária Viapar, na região de Mandaguari, PR 444 km 37, na última quarta-feira (17). A soltura foi realizada pelo BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental), próximo ao Rio Pirapó-PR.
Segundo o soldado da PM Ambiental, Tiago Carabelli, o animal foi encontrado após ser atropelado e encaminhado para uma clínica veterinária de Maringá. "Os agentes da Viapar encontraram a jaguatirica atropelada e, imediatamente, nos avisaram para dar as devidas providências. A jaguatirica passou por exames e foi constatado um leve traumatismo craniano e perca da visão. Recebeu os devidos cuidados para reverter os traumas, recuperou a visão e foi solta ao seu habitat natural", explicou.
O resgate de animais em rodovias é frequente. De janeiro até agora, foram resgatados 16. Já em 2018, foi um total de 100. Normalmente são capturados equinos e bovinos. Por isso, a Viapar possui uma parceria com a SPAP (Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí), para aonde os animais são levados. Lá eles são cadastrados e ficam a disposição do proprietário por 10 dias, prazo para a retirada mediante comprovação de propriedade e pagamento de taxas. Caso isso não aconteça, o animal fica a disposição da entidade.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Segundo o supervisor do CCO (Centro de Controle e Operações), Ronaldo Parpinelli, os animais encontrados nas rodovias são capturados através de procedimento padrão da Viapar. "Os Agentes de Tráfego passam por treinamentos para resgate de animais de pequeno, médio e grande porte e o resgate é feito com auxílio de Caminhão Boiadeiro da concessionária, além de instrumentos específicos", finaliza.
Assista: