Nos últimos anos, a causa animal vem ganhado visibilidade a partir de políticas públicas, como a implantação do Julho Dourado. O mês é marcado para a reflexão, conscientização e realização de campanhas que promovam o bem-estar animal, por meio da Lei Estadual 19.472/2018. "Antes não se falava em fiscalização e proteção, sequer de maus-tratos aos animais, mas com a Lei 9.605 de 1998, que trata de crimes ambientais começamos a avançar na causa animal em todo o País, inclusive em Londrina com a criação da DBEA (Diretoria de Bem-Estar Animal) em 2019, dentro da secretaria municipal de Ambiente”, comenta Graziella Santana Damante.
À frente da DBEA, Damante explica que uma série de ações está acontecendo no município no que diz respeito aos animais. Ela cita, por exemplo, a implantação do Banco de Ração para auxiliar famílias e protetores independentes; fiscalização ambiental através do projeto Sema Visita, que fiscaliza animais e orienta os tutores nos bairros; a implantação do Castramóvel em parceria com a secretaria de Saúde e o lançamento de uma cartilha digital com dicas de cuidados para marcar o Julho Dourado.
"A cartilha foi desenvolvida pela Gerência de Educação Ambiental do município juntamente com um médico veterinário. Ela traz pontos fundamentais para a saúde animal desde proteção, alimentação, castração, higiene bucal, visitas ao veterinário e vacinação”, explica.
Leia mais:
Hospital Veterinário Municipal supera em 70% previsão de atendimentos em Londrina
Londrina e mais 65 municípios terão placas educativas de cuidado
'Astro' de novela da Globo está enterrado no Parque do Peão de Barretos
Cão devolvido por Lily Allen já foi adotado por nova família, diz ONG
Leia mais na Folha de Londrina.