É comum observar cachorros que querem montar em outros cachorros do mesmo sexo ou dar aquelas "cheiradas" insistentes nas partes íntimas das visitas. Atitudes que, muitas vezes, podem trazer uma questão à tona: cães podem ser homossexuais?
A veterinária Sara Gualda Dias, pós-graduada em clínica médica de pequenos animais, esclarece questões sobre essas ações. "Os cachorros machos sobem um em cima do outro, não por atração, mas para mostrar dominância. Já as fêmeas têm esse comportamento entre elas quando estão entrando no cio. Sempre acontece a ação pelo desejo de ter a relação sexual, independentemente do sexo do outro animal", explica a veterinária.
Outra situação corriqueira é ter um "casal" de cachorros que demonstra carinho um pelo outro e o dono enxergar o sentimento da mesma maneira que acontece com os humanos, como se fosse amor de "marido e mulher". Dias comenta que os cães possuem sim afeto entre eles, mas segundo ela, não são monogâmicos. "Eles se sentem como se fossem irmãos", acrescenta.
Leia mais:
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
A veterinária também ressalta que os cães podem notar a diferença do sexo dos humanos pelo cheiro, pois os homens produzem mais o hormônio de testosterona e as mulheres, progesterona. No entanto, eles não têm a capacidade de entender demais diferenças. "Portanto, quando fazem os "movimentos estranhos" nas pernas das visitas, é simplesmente pelo instinto e não por terem consciência de ser homem ou mulher", relata.
Por fim, a veterinária afirma que não tem conhecimento sobre artigos e comprovações científicas que confirmem a possibilidade de existir relações homossexuais entre cães.