Mesmo que seja crime, ainda existem pessoas que envenenam gatos e cachorros com substâncias químicas, causando até a morte dos animais. Assim, é importante que os tutores e autoridades entendam como agir nessas situações.
A médica veterinária e gerente técnica do Grupo Hospitalar Pet Support, Juliana Dhein, alerta sobre o risco. "Infelizmente, sabemos que essa maldade do envenenamento ainda é praticada. Além disso, sabemos que podem ocorrer também intoxicações acidentais", complementando que é muito importante estar atento ao pet e a qualquer sintoma que ele possa apresentar para agir o mais rápido possível.
Formas comuns de envenenamento
Leia mais:
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Nessa prática, é comum que substâncias tóxicas sejam misturadas com alimentos atraentes para os animais, como pedaços de carne ou salsicha. Assim, Juliana exemplifica dizendo que os venenos mais utilizados são os raticidas, pesticidas e medicamentos humanos.
Para além da comida, Juliana explica que é possível que o envenenamento aconteça com substâncias químicas no ambiente, como fertilizantes e herbicidas, usados para a jardinagem, que podem ser altamente tóxicos para os animais.
Ainda, a médica veterinária diz que algumas plantas ornamentais, como lírios, azaleias e comigo-ninguém-pode são venenosas se ingeridas, o que pode acontecer acidentalmente.
Por fim, os produtos de limpeza, medicamentos humanos e outros itens domésticos podem ser perigosos para os pets se forem ingeridos por acidente, como mostra Juliana.
Sintomas de envenenamento
Caso o animal tenha ingerido alguma substância, é preciso estar atento aos sintomas que ele pode apresentar, para assim identificar o que aconteceu e conseguir ajudar. Confira:
-Vômito e diarreia
-Salivação excessiva
-Convulsões ou tremores
-Fraqueza ou letargia
-Dificuldade para respirar
-Pupilas dilatadas ou contraídas
Como proceder em caso de suspeita de envenenamento
No caso do envenenamento, a veterinária explica que é muito importante manter a calma para agir de maneira eficaz. Assim, existem alguns passos a serem seguidos:
Juliana destaca que é muito importante levar o pet imediatamente ao veterinário e, se possível, levar uma amostra do que acredita ter causado o envenenamento (embalagem do produto, planta ou alimento).
Ela ainda alerta que é importante não induzir o vômito sem orientação, já que pode ser perigoso dependendo da substância ingerida. Siga sempre as orientações do veterinário.
Em mais uma indicação, ela alerta que sempre se deve certificar se que produtos químicos, alimentos tóxicos e plantas venenosas estejam fora do alcance dos animais.
Por fim, Juliana explica que se deve usar somente medicamentos prescritos por um médico veterinário, já que muitos remédios de uso humano podem ser tóxicos aos pets.
Prevenção é a melhor solução
A veterinária finaliza destacando que a melhor maneira de evitar o envenenamento é supervisionar os pets durante os passeios e evitar que ele tenha acesso a locais onde possa havar substâncias tóxicas.
“O envenenamento de pets é uma prática cruel e ilegal. É fundamental que a população se mantenha vigilante e reporte qualquer atividade suspeita às autoridades competentes. Com medidas preventivas e uma resposta rápida, podemos proteger nossos animais de estimação e garantir seu bem-estar”, finaliza a médica veterinária.