Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção é a solução

Saiba como agir em casos de envenenamento de cachorros e gatos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 jun 2024 às 17:20
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo que seja crime, ainda existem pessoas que envenenam gatos e cachorros com substâncias químicas, causando até a morte dos animais. Assim, é importante que os tutores e autoridades entendam como agir nessas situações. 


A médica veterinária e gerente técnica do Grupo Hospitalar Pet Support, Juliana Dhein, alerta sobre o risco. "Infelizmente, sabemos que essa maldade do envenenamento ainda é praticada. Além disso, sabemos que podem ocorrer também intoxicações acidentais", complementando que é muito importante estar atento ao pet e a qualquer sintoma que ele possa apresentar para agir o mais rápido possível.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Formas comuns de envenenamento

Leia mais:

Imagem de destaque
No HV da Unifil

Transfusão sanguínea inédita e cirurgias salvam lobo-guará resgatado em Jacarezinho

Imagem de destaque
175 animais mortos

Após caso no RS, Justiça proíbe Cobasi de vender animais em shoppings

Imagem de destaque
Advogado explica

Pets podem ser enterrados em cemitérios humanos?

Imagem de destaque
Negligência

Cadela de 5 anos morre durante transporte e família recebe corpo em isopor

Nessa prática, é comum que substâncias tóxicas sejam misturadas com alimentos atraentes para os animais, como pedaços de carne ou salsicha. Assim, Juliana exemplifica dizendo que os venenos mais utilizados são os raticidas, pesticidas e medicamentos humanos. 

Publicidade


Para além da comida, Juliana explica que é possível que o envenenamento aconteça com substâncias químicas no ambiente, como fertilizantes e herbicidas, usados para a jardinagem, que podem ser altamente tóxicos para os animais. 


Ainda, a médica veterinária diz que algumas plantas ornamentais, como lírios, azaleias e comigo-ninguém-pode são venenosas se ingeridas, o que pode acontecer acidentalmente. 

Publicidade


Por fim, os produtos de limpeza, medicamentos humanos e outros itens domésticos podem ser perigosos para os pets se forem ingeridos por acidente, como mostra Juliana. 


Sintomas de envenenamento

Publicidade

Caso o animal tenha ingerido alguma substância, é preciso estar atento aos sintomas que ele pode apresentar, para assim identificar o que aconteceu e conseguir ajudar. Confira:


-Vômito e diarreia 

Publicidade

-Salivação excessiva

-Convulsões ou tremores

Publicidade

-Fraqueza ou letargia

-Dificuldade para respirar

Publicidade

-Pupilas dilatadas ou contraídas


Imagem
Em Alvorada do Sul, evento AlvoBike abre inscrições para interessados
Em sua 4ª edição, o AlvoBike 2024 ganha uma nova roupagem com mais atividades para atrair entusiastas, amantes, atletas e profissionais do ciclismo de Mountain Bike.


Como proceder em caso de suspeita de envenenamento

No caso do envenenamento, a veterinária explica que é muito importante manter a calma para agir de maneira eficaz. Assim, existem alguns passos a serem seguidos:


Juliana destaca que é muito importante levar o pet imediatamente ao veterinário e, se possível, levar uma amostra do que acredita ter causado o envenenamento (embalagem do produto, planta ou alimento).


Ela ainda alerta que é importante não induzir o vômito sem orientação, já que pode ser perigoso dependendo da substância ingerida. Siga sempre as orientações do veterinário.


Em mais uma indicação, ela alerta que sempre se deve certificar se que produtos químicos, alimentos tóxicos e plantas venenosas estejam fora do alcance dos animais.


Por fim, Juliana explica que se deve usar somente medicamentos prescritos por um médico veterinário, já que muitos remédios de uso humano podem ser tóxicos aos pets. 


Prevenção é a melhor solução

A veterinária finaliza destacando que a melhor maneira de evitar o envenenamento é supervisionar os pets durante os passeios e evitar que ele tenha acesso a locais onde possa havar substâncias tóxicas. 


“O envenenamento de pets é uma prática cruel e ilegal. É fundamental que a população se mantenha vigilante e reporte qualquer atividade suspeita às autoridades competentes. Com medidas preventivas e uma resposta rápida, podemos proteger nossos animais de estimação e garantir seu bem-estar”, finaliza a médica veterinária. 

Imagem
Apucarana promove feirão de empregos para pessoas com mais de 50 anos
O Espaço das Feiras recebe na próxima terça-feira (25), a partir das 9h, a segunda edição do Projeto Empregabilidade 50+ Apucarana.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade