Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após 7 milhões de mortes

Covid-19: fim da emergência pela OMS não altera status de pandemia

Redação Bonde com Agência Brasil
06 mai 2023 às 16:00

Compartilhar notícia

- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após três anos e mais de 7 milhões de mortes, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da covid-19 como emergência em saúde pública de importância internacional. O status de pandemia, entretanto, não se altera, já que o vírus se mantém disseminado globalmente.


De acordo com a líder técnica para covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, uma emergência em saúde pública de importância internacional é definida como um evento extraordinário que constitui risco de saúde pública para diversos países em razão da disseminação global de um doença e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Essa definição indica que a situação é séria, repentina, pouco comum e inesperada, carrega implicações para a saúde pública que vão além das barreiras dos países afetados e pode exigir ações internacionais imediatas.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta


Imagem
Veja por que a OMS declarou agora o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid
A reunião que culminou no anúncio do fim da emergência de saúde pública de preocupação internacional, conforme divulgado pela OMS nesta sexta-feira (5), foi marcada por uma análise de cenário


Já a pandemia acontece quando um novo vírus afeta a população global. “A ideia de declarar emergência em saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde, é coordenar ações imediatas antes que a situação se torne ainda mais grave e potencialmente uma pandemia”, explicou a líder técnica.


“No caso da covid-19, temos ambas as situações: uma emergência em saúde pública de importância internacional e também uma pandemia. Embora o diretor-geral tenha falado na capacidade do mundo de se unir para acabar com a emergência em nível global neste ano de 2023, podemos ainda seguir com a pandemia por um bom tempo porque esse vírus está aqui conosco para ficar. O que significa que temos que tomar ações, melhorar todo o nosso sistema para podermos reduzir o impacto da covid-19 daqui para frente.”

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo