Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aditivo

Londrina sugere novo critério de afastamento em trabalhadores com Covid

Redação Bonde com N.Com
20 jan 2022 às 12:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A proposta de elaboração e aplicação de um aditivo às convenções de trabalho, autorizando o afastamento do trabalhador apenas com o laudo positivo de exame para Covid-19 foi discutida durante uma reunião nesta quarta-feira (19) com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado e representantes de entidades e associações de classe de Londrina.  


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Participaram do encontro representantes da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Norte), Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), e do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


A medida propõe que essa ação tenha validade pré-determinada até 28 de fevereiro de 2022, e foi motivada pelo número cada vez maior de pacientes com Covid-19 que buscam as unidades de referência para obter apenas o atestado médico. A circulação da variante Ômicron, que possui maior capacidade de transmissão, tem refletido em superlotação dessas unidades, sendo a maioria dos pacientes sem sintomas ou com quadros gripais leves.

Publicidade


Para atender esse aumento da demanda, o secretário de Saúde anunciou, na manhã desta quarta-feira (19), a ampliação de quatro para seis unidades de referência de quadros respiratórios. A Prefeitura também oferta consultas em telemedicina, mediante agendamento no Disque-Covid (0800-400-1234), para fornecer o atestado de afastamento aos pacientes que já tem o resultado positivo para Covid-19 e não apresentam sintomas ou sinais de alerta.


O pedido apresentado aos representantes será levado para que cada entidade faça sua apreciação e, em caso de adesão, aplique e divulgue aos seus funcionários e colaboradores.

Publicidade


O secretário destacou aos representantes das entidades e associações que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará a validação dos laudos positivos para Covid-19. “Temos condições de atestar a veracidade desses exames, já que há notificação compulsória para cada resultado positivo de Covid-19, seja o teste feito na rede pública ou na rede privada”, citou.


Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde apontou que, dentre todos os testes para detecção de Covid-19 feitos na cidade, cerca de 30% são realizados em farmácias. “Quanto maior o volume de pessoas doentes, mais profissionais de saúde são necessários. E estamos enfrentando dificuldade em repor as equipes, já que o índice de profissionais afastados também está crescendo. Por isso, creio que esta é uma alternativa simples que vai frear esse aumento da demanda por atendimentos”, complementou Machado.


A recomendação aplicada na rede municipal de saúde para a duração do isolamento é de dez dias de afastamento, contado desde o primeiro dia de sintoma, e sete dias para assintomáticos, contado a partir do resultado positivo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade