Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Esperança

Nova vacina pode prevenir ou atrasar Alzheimer, afirma pesquisa

Redação Bonde com Ansa Brasil
31 jul 2023 às 09:52
- Matthias Zomer/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma nova vacina desenvolvida no Japão pode ser a chave para prevenir ou modificar o curso do mal de Alzheimer, de acordo com estudo apresentado no domingo (30) no congresso científico BCVS Scientific Sessions 2023, em Boston, nos Estados Unidos.


A pesquisa preliminar mostrou que o imunizante, desenvolvido na Universidade de Juntendo, em Tóquio, atinge as células cerebrais inflamadas associadas à doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até o momento, a vacina foi testada somente em ratos e foi chamada de Sagp, que é o nome do marcador biológico presente nas células senescentes (em deterioração que podem se acumular nos tecidos e causar doenças).

Leia mais:

Imagem de destaque
Até agosto

Anvisa libera venda excepcional de álcool 70% líquido devido às enchentes no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
29 mortes

Londrina: número de mortes por dengue nos cinco primeiros meses do ano é o mesmo de todo 2023

Imagem de destaque
Spikevax

Paraná recebe primeiro lote com 136.800 doses da vacina atualizada da Covid-19

Imagem de destaque
Efeito colateral

Rosto de Ozempic: saiba as principais causas e como tratar a flacidez facial


Depois da administração, os animais apresentaram menos placas da proteína tóxica beta-amiloide, associada à doença, além de menos inflamações no tecido cerebral.

Publicidade


Outros estudo preliminares, também com testes em animais, já haviam apontado resultados promissores do imunizante em outras doenças ligadas à idade, como aterosclerose e diabetes tipo 2.


No caso da pesquisa sobre o Alzheimer, os ratos que receberam a Sagp ainda passaram a responder melhor ao ambiente, demonstraram maior entendimento sobre o entorno e se comportaram de maneira semelhante aos ratos saudáveis.


"Se a vacina se mostrar eficaz em seres humanos, isso representaria um grande passo para atrasar a progressão da doença ou mesmo para evitar que ela surja", comentaram os autores.


Imagem
Mês das zoonoses: Saúde alerta sobre a raiva e medidas em caso de acidente
Julho foi o mês escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar a população sobre a importância da prevenção e tratamento das zoonoses
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade