Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alternativa para o futuro

Procura por congelamento de óvulos aumenta: saiba como funciona

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 abr 2024 às 17:52
- Andre Borges/Arquivo Agência Brasília
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O debate acerca da escolha de ter ou não filhos ganha cada vez mais força entre as mulheres, principalmente entre as mais jovens, que já recebem o nome de geração "NoMo", uma abreviação para Not Morthers, ou Não Mães. 


A taxa de fecundidade do Brasil já registra quedas, chegando a 1,7 filhos por mulher em 2015. Em comparação com a média de 6 filhos por mulher há 60 anos e 2,4 filhos em 2006, a diminuição da taxa mostrada pelo último levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é expressiva. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A discussão, além de estar em alta nas redes sociais, também é comprovada por números. Uma pesquisa feia pela Bayer com apoio da TANCO (Think About Needs in Contraceptions) e a Federação Brasileira de Ginecologia mostra que 37% das mulheres brasileiras não querem ter filhos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada


Pensando nisso, é importante levar em consideração todos os caminhos antes de se tomar uma decisão definitiva. O especialista em reprodução humana, Dr. João Guilherme Grassi, explica que o congelamento de óvulos é uma opção para se considerar como uma alternativa no futuro. 

Publicidade


A fertilidade feminina diminui ao longo dos anos, o que reduz as chances de uma gravidez, por isso "o congelamento de óvulos pode ajudar a preservar essas chances e ser uma boa escolha para caso a mulher mude de ideia". 


Imagem
PRF encerra Operação Semana Santa 2024 com 553 veículos fiscalizados
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) encerrou à meia-noite de domingo (31) a Operação Semana Santa em 2024 na circunscrição da delegacia da PRF em Londrina com 553 veículos e 719 pessoas fiscalizados.


O procedimento teve um aumento de procura entre 2020 e 2021, com 21 mil ciclos no Brasil e mais de 154 mil óvulos congelados. Para além das mulheres que mudam de opinião, a procura também é grande entre aquelas que buscam por uma maternidade tardia. 

Publicidade


“O ideal é não postergar a gravidez, tendo em vista que na faixa dos 30 anos, a mulher tem 25% de chance de engravidar mensalmente, desde que não tenha problemas de saúde, e com o passar dos anos, a taxa cai", ressalta o especialista. 


No procedimento, os óvulos congelados são preservados por tempo indeterminado até serem descongelados para a fertilização in vitro. Assim, o especialista explica que é importante que a mulher tenha consciência de sua fertilidade para que o procedimento possa ser feito no momento mais adequado.

Publicidade


“Para isso é recomendado consultar um especialista que possa realizar exames e informar sobre a reserva ovariana da paciente e possíveis problemas de saúde", finaliza Grassi. 


Para as pacientes que passaram por uma laqueadura e desejam engravidar, o médico explica que é possível por meio da fertilização in vitro, mas "a fecundação não vai passar pelas trompas, e sim em laboratório, e em seguida, os embriões gerados serão introduzidos no útero”.


O especialista ainda ressalta que a gravidez natural após a laqueadura é improvável de acontecer, a não ser que seja feita a reversão, mas que as chances de sucesso dependem de vários fatores, como o tipo de cirurgia feita, a idade da mulher e até mesmo o tempo de intervalo entre a laqueadura e o procedimento de reversão.


Imagem
Prefeitura de Londrina começa obras para prevenir danos causados pela chuva
Com o objetivo de prevenir os danos causados pelas chuvas, a Prefeitura de Londrina iniciará, nesta semana, obras de drenagem em quatro locais de diferentes bairros da cidade.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade