A mudança na textura da pele é o primeiro alerta que estamos envelhecendo. Embora seja um processo natural, muitas pessoas gostariam de adiar os sinais que o tempo provoca. Segundo a nutricionista funcional Juliana Trevilini Garcia, o envelhecimento acontece porque 95% do oxigênio que nosso corpo absorve é utilizado para produção de energia e o restante resulta na produção de radicais livres, os grandes vilões do envelhecimento. "Além disso, a exposição contínua a poluentes, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol, uso de medicamentos e consumo constante de alimentos com agrotóxicos também aumentam significativamente a produção de radicais livres no nosso corpo", afirma a nutricionista.
Para combater essa grande quantidade de radicais livres, o organismo precisa de defesas antioxidantes, formadas por diversas vitaminas, minerais e outras substâncias presentes nos alimentos.
A ciência comprova a existência de alimentos funcionais, que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, ainda trazem benefícios à saúde, prevenindo doenças e aumento a expectativa de vida e preservando a beleza.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Juliana esclarece que todo alimento que não é processado industrialmente pode ser classificado como ‘funcional’, já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde. "Em contrapartida, existem alguns alimentos com maior quantidade de substâncias protetoras da saúde. Entre eles, estão duas substâncias com alto poder antioxidante e considerados excelentes aliados na luta contra o envelhecimento: são os flavonoides e o ômega 3.
Flavoinoides e ômega 3
Os flavonoides atuam como neutralizadores de radicais livres. "A atividade metabólica natural produz ‘lixo’ metabólico que o organismo nem sempre consegue eliminar devidamente. Os flavonoides representam uma fonte viável de eliminação desse ‘lixo’ e tonam mais lento o processo de envelhecimento celular", explica a especialista.
O ômega 3, por sua vez, é uma gordura essencial que precisamos incluir em nossa dieta. Tem funções muito benéficas para a saúde do coração, pois reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, diminuindo a pressão arterial. Além disso, a falta de ômega 3 está relacionada a problemas de pele, depressão, artrite e tensão pré-menstrual. "A base da saúde é a escolha alimentar e consumir alimentos adequadamente não significa aumentar gastos no orçamento doméstico", garante a nutricionista.
Saiba onde encontrar esses dois aliados contra o envelhecimento:
Ômega 3 - Em peixes de água fria (atum, sardinha, arenque, salmão), em sementes e óleo de linhaça.
Flavonoides - Cacau, chás verde ou branco, vinhos, suco de uva, açaí e amora.